Novas formas de trabalhar conteúdos
Painéis-banner como apoio perene a conteúdos importantes

Neste ano eu e um grupo de trabalho facilitamos uma formação de fortalecimento de associações indígenas. Começamos a formação em plenária, um pedido das lideranças comunitárias que se viam pressionadas pela comunidade sobre a elaboração de projetos. Segundo a comunidade, as lideranças não entendiam o tempo de desenvolvimento do projeto, os relatos traziam a preocupação sobre a cobrança de urgência por resultados pela comunidade. Algumas pessoas a frente da associação também se diziam sobrecarregadas uma vez que poucas pessoas se envolviam nos projetos da comunidade. Embora a associação tenha sido criada, existia um grande desconhecimento sobre o papel da associação na comunidade e também entre os envolvidos em sua gestão. Era imprescindível, portanto, que o trabalho de formação se iniciasse com a comunidade e a associação para focar, posteriormente, no trabalho com a associação. Neste sentido tivemos o primeiro momento da formação com a comunidade. Discutimos o papel dos membros da associação e de seus associados, mas também elaboração de projetos e o ciclo dos projetos.
O caminho metodológico para esta apresentação foi a elaboração de painéis gráficos contendo descrição dos conceitos que eram usados como lousa e memória da formação. Produzimos painéis gráficos que apresentavam, seguindo a lógica da comunidades, todos estes pontos. Por exemplo, usamos o conselho dos anciãos como representação do conselho consultivo. No ciclo de projetos, associamos projetos que a comunidade já participa a anos, como o projeto da roça, pesca, caça. A ideia era associar o tempo da roça e o tempo do projeto mostrando, deixando claro a temporalidade do momento de preparo da terra (elaboração e aprovação do projeto) com o momento de colheita dos frutos (resultado) que virá apenas ao final de todo este processo.

A comunidade ficou impressionada em saber que todos os membros da comunidade são associados e podem, de certa maneira, contribuir com a associação. As pessoas que ocupavam os cargos de vice (vice-presidente, secretário e tesoureiro) também não sabiam que teriam que cumprir papéis na gestão. Não sabiam também o território de abrangência da associação, ao revisitarmos o objetivo da associação contido no estatuto, as lideranças ficaram surpresas o que gerou discussões quanto a abrangência e influência de outras associações em seu território.
No percurso desta formação, os painéis serviram como lousa contendo conteúdos sintéticos relacionados à formação, mas também como memória e “caderno” para as lideranças que ao final tiraram fotos dos painéis. Infelizmente painéis de papel não duram muito e ao final dos dias de campo eles já estavam sujos e alguns rasgados, por causa das intempéries a que foram submetidos durante a oficina. As comunidades poderiam revisitar o conteúdo da oficina acessando as fotos, mas infelizmente não teriam os painéis.
Aprofundamento dos conteúdos & nova estratégia para metodologia gráfica
Tivemos a oportunidade de voltar a aldeia para o aprofundamento da primeira oficina. Desta vez gostaríamos de ter materiais perenes, que pudessem ser revisitados a todo momento pela comunidade e os membros da associação. A ideia do banner, baseado nos painéis de facilitação gráfica nos veio a calhar.Usei o Adobe Illustrator para construir os gráficos temáticos, com base nos conteúdos da facilitação. Estes gráficos foram impressos em banner 100cm x 100cm. Tive que fazer alguns ajustes do modelo original, mudei a narrativa do ciclo de projetos para construção de casa tradicional.
O resultado foi incrível, como vocês podem ver nas falas subsequentes.

“Nós [lideranças da associação] explicamos mas eles não entendem. Assim [com o desenho] eles entendem melhor. Sobre a associação eles disseram que os olhos estão fechados [referência à faixa das personagens] porque não entendem sobre como é a associação, mas quando entenderem os olhos estarão bem abertos. Eles também não viam a associação, cobravam só de alguns, mas com isso [o desenho] eles viram aonde estão e a qual o papel deles.”
A associação é a junção, união das pessoas. É a porta-voz da comunidade. Ela defende e cobra nossos direitos. Defende a nossa terra, o nosso território. Leva projeto para a comunidade
Conseguimos também interagir com os banners, colocamos um adesivo ao lado de cada cargo da associação os nomes de quem os representa este cargo no período vigente. Pedimos para que cada representante apresentasse sua impressão sobre o papel que deveria desempenhar, escrevemos em tarjeta e colocamos ao lado do seu cargo na associação. Todas estas informações estão penduradas no banner que fica na porta de entrada da associação onde toda comunidade pode visitar para saber um pouco mais de sua associação.

“A mesma coisa com este aqui [painel do lado]. Eles não entendiam sobre projeto, não se viam no projeto, mas com este [desenho] ficou mais fácil.”
A formação aprimorou o entendimento da comunidade não apenas quanto as negociações de projetos na aldeia ou o papel da associação, mas trouxe também a reflexão sobre a relação da comunidade com outras associações e instituições, discussão sobre autonomia e um sentimento de prosperidade.
