
Megafone
O que te trouxe até aqui não vai conseguir te levar adiante.
Se você tem um negócio de sucesso, quem melhor pode avaliar os riscos de sua empresa está do lado de fora. Um investidor, um consultor, o próprio cliente. A Barnes & Noble não conseguiu perceber a importância da Amazon. A Sony não conseguiu perceber o avanço do Ipod. A Blockbuster não deu importância para a Netflix.
Se sua empresa está em dificuldades então, a única certeza que você pode ter é que os problemas estão dentro e a solução, fora. E o que tenho feito nos últimos 20 anos é solucionar os mesmos problemas comuns às empresas com visões diferentes de mercado.
Tenho visto pequenas e médias empresas dizendo sistematicamente que vão crescer 20% ao ano, e que nos últimos cinco anos estagnaram, ou pior, algumas diminuiram. Isso porque os proprietários ou estavam tão envolvidos com a operação que não conseguiram visualizar o mercado com as lentes do Marketing de Vendas, ou até sabiam o que fazer, mas não sabiam como.
Fazer as coisas da mesma forma como sempre foram feitas não vai te levar a lugar nenhum. As mudanças nos últimos 50 anos foram lentas, graduais, e elitistas. Se justificavam processos lentos nos elefantes brancos corporativos. Hoje o mercado e os consumidores mudam de forma rápida, exigente e com um megafone na mão. Quem se adaptar melhor, vence.
A marca é importante, mas o awareness não depende mais do investimento em propaganda. Depende da história que sua marca conta para o cliente. E de como esta história é contada, as conversações com o seu mercado são alimentadas e em que frequência elas são aceitas.
O cliente está com um MEGAFONE na mão, pronto para começar uma revolução. De que lado da trincheira sua empresa vai estar?