Observer e o problema da inovação

Ieda Marcondes
Aug 24, 2017 · 2 min read

Observer é um jogo que parece uma mistura de Blade Runner — tem até o Rutger Hauer dando voz ao personagem principal— com o universo surreal de David Lynch. O ano é 2084. Dan Lazarski (Hauer) é um "detetive neural", conhecido como "observer", capaz de invadir implantes neurais e de interagir com as memórias de seus suspeitos. O estresse de visitar as mentes dos outros é grande e, aos poucos, suas próprias memórias passam a interferir na busca pelo seu filho Adam.

Disponível para Windows, PS4 e Xbox One, Observer é da Bloober Team, produtora polonesa responsável por Layers of Fear, outro jogo de tendências surreais. No caso de Observer, no entanto, as partes mais surreais abusam um pouco da boa vontade do jogador e vão perdendo a sensação de novidade com o passar do tempo. Com a falta de foco, a relação de Dan com o filho é pouco explorada e o final não provoca o impacto emocional que merece.

O grande trunfo do jogo acaba sendo sua atmosfera, o universo dos vizinhos encarcerados em seus apartamentos enquanto Dan faz sua investigação, a variedade de personagens excêntricos que encontra e a estética retro-futurista de uma tecnologia dominada por uma única megaempresa. No final das contas, é mais divertido explorar o "mundo real" do que as mentes dos investigados.

Com Layers of Fear e Observer, a Bloober Team se provou uma excelente contadora de histórias, mas a aparente necessidade de inovar na parte mecânica dos jogos pode atrapalhar a experiência geral do jogador se não houver uma preocupação constante com o que há de mais importante: a narrativa.

)

Ieda Marcondes

“I have always preferred the reflection of the life to life itself.” François Truffaut donieda[at]gmail

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade