Trabalhar com o que se gosta e assim ser feliz com o trabalho é uma questão de escolha e toda escolha tem seus riscos e consequências. Optar por realizar atividades que, na maior parte do tempo sejam prazerosas e tragam satisfação, representa um grande desafio interno e externo. Interno por que pessoas engajadas com a sua felicidade questionam a todo o instante sua ocupação e externo porque muitas empresas, hoje, acreditam e investem no bem estar do seu colaborador, proporcionando não só um ambiente agradável de trabalho, mas também dando a oportunidade destes colaboradores fazerem parte das decisões empresariais. …


Este artigo apresenta um resumo dos resultados de uma pesquisa realizada com jovens pertencentes à geração ‘nem nem’ (que nem estudam, nem trabalham) com o objetivo de verificar a importância do grupo para construção de carreira. Como premissa para fazer parte do grupo, os jovens deveriam ter entre 17 e 26 anos e serem pertencentes a esta geração. Como método, foi utilizado o processo de de carreiraem grupo, que se configura como um instrumento de desenvolvimento pessoal e profissional, que intervém na busca de maior autoconhecimento, direcionamento nas escolhas e construção da trajetória profissional. No processo de


Conforme viemos conversando por aqui, o IEL/RS atendeu e tem atendido um grande número de empresas industriais do Rio Grande do Sul utilizando metodologias próprias, desenvolvidas para o setor, com foco na sistematização da Gestão da Inovação. Algumas percepções foram coletadas pela equipe nesse tempo e estamos contando um pouco da nossa conclusão do que vimos de iniciativas, exemplos, medos e ansiedades dos empresários, colaboradores, do mercado e até nossos, acerca de um tema tão importante e ao mesmo tempo subestimado.

Subestimado, pois talvez ainda não se tenha a dimensão de como ferramentas e metodologias de inovação podem ter impacto…


Nos últimos quatro anos o IEL/RS esteve em mais de 85 empresas realizando consultoria empresarial com o objetivo de sistematizar a gestão da inovação. Foram atendidas empresas de pequeno, médio e grande porte, de todas as regiões do estado e uma variedade de segmentos industriais. Esta experiência proporcionou uma série de aprendizados que permitiram observar alguns padrões daquelas empresas que inovam continuamente frente àquelas que têm maior dificuldade. Resumidamente a empresa inovadora se destaca pelas seguintes características, as quais chamamos de princípios:

· Estar atento às mudanças globais;

· Construir uma visão de futuro;

· Desenhar estratégias de inovação;

·…


Para exercer a liderança, a competência técnica certamente agrega valor, mas já não é suficiente para fazer frente aos enormes desafios que surgem a cada novo fato que se desdobra em algum canto do mundo.

Talvez o fato em si não seja tão potente quanto a força que se move pela percepção que se tem dele. Esta percepção quase sempre é baseada no que temos de conhecimento ou sentimento prévio do seu contexto, em opiniões oferecidas sem revisão ou até mesmo no limite dos nossos pontos de vista.

O líder é o timoneiro que vai administrar as forças e oportunidades…


Em 2012 foi dado início ao projeto NAGI RS. Um projeto com o objetivo de estruturar o Núcleo de Apoio a Gestão da Inovação e auxiliar as empresas gaúchas a gerirem suas inovações e tornarem-se mais competitivas.

Com a inovação como bandeira, foi necessário sensibilizar os empresários para que apostassem no projeto e abrissem as portas de suas organizações. Um serviço de consultoria, com rápido retorno — uma semana — para avaliar a gestão da inovação nas empresas e auxiliá-las a progredir nesse aspecto.

Desde o princípio, esse foi um projeto desafiador. O objetivo da equipe era alcançar 70 empresas…



Estar aberto a mudanças ou alterar nossa percepção sobre algo ou sobre si mesmo é cada vez mais solicitado e urgente num mundo líquido, como nos ensina Zygmunt Bauman, onde as certezas rapidamente se transformam, ignorando divisões e barreiras, assumindo formas, ocupando espaços e diluindo crenças e práticas.

A visão predominante dos líderes organizacionais, em contrapartida, ainda é a seguinte: para mudar, as pessoas precisam apenas de informação e motivação certas. A partir disso utilizam incentivos para inspirar as pessoas a se comportarem de maneira diferente. Não raro, isto não é suficiente.

Esta visão até funciona bem em sistemas lineares…

IEL / RS

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store