O Que Te Faz Mais Forte

Até onde vai a tenacidade humana?

O Que Te Faz Mais Forte é baseado na história do atentado à maratona de Boston em 2013. Duas bombas explodiram durante a corrida, levando a óbito 3 pessoas e ferindo outras 264. Um desses feridos foi Jeffrey Bauman (Jake Gyllenhaal) que perdeu as duas pernas no processo e ainda ajudou o FBI a identificar os responsáveis, tendo sua vida completamente mudada após isso.

Além de Jake Gyllenhaal, o elenco conta com as presenças de Tatiana Maslany como Erin Hurley e Miranda Richardson como Patty Bauman.

Desde os trailers, o longa já evidencia que não tem a intenção de apontar os culpados, mas sim mostrar o quanto esse acontecimento afetou a vida de Jeff e das pessoas que viviam em torno dele, chegando a lembrar vagamente de A Teoria de Tudo, com Eddie Redmayne e Felicity Jones.

O Que Te Faz Mais Forte tem a difícil tarefa de retratar de algum jeito a dor e sofrimento que o Jeff viveu naquela ocasião. As decisões tomadas para cumprir esse objetivo são perfeitas, de forma que não precisaram abusar no uso da cena do acidente a todo momento. Em vez disso, eles investem em planos mais fechados, focando nas expressões dos personagens para poder trabalhar as diferentes emoções humanas sobre toda aquela situação. Em alguns casos, também usam o primeiríssimo plano para o público ter um entendimento maior sobre o sofrimento naquela situação, criando uma relação de causa e consequência entre a expressão do ator e que está acontecendo em cena.

Além das dificuldades naturais que Jeff passa a ter, ele também precisa lidar com o fato de ter sido alçado a um posto de herói americano pela mídia e pela família, principalmente a mãe com quem tem uma relação muito próxima. Um simbolo de força e resistência que inspira milhares de pessoas todos os dias, quando o mesmo não pensa dessa forma. E para isso, Jake Gyllenhaal é fundamental, se entregando ao papel de corpo e alma em mais uma performance magnifica. Não são só expressões dramáticas, a força física para suprir a ausência das pernas também está presente.

Tatiana Maslany também é brilhante como Erin Hurley, em meio a todo trauma, ela atribui a si mesma um fardo gigantesco e ainda precisa lidar com suas próprias provações.

O Que Te Faz Mais Forte não cai na armadilha de romantizar uma tragédia humana, mas sim explorar cada nunce da mesma e com isso emocionar o espectador. Ter coragem e força para seguir em frente é o certo e pode ser mais difícil do que ficar relembrando um trauma ou buscar um porquê para isso tudo.

O filme estreia no Brasil no dia 15 de fevereiro de 2018.

Assista ao trailer:

Like what you read? Give Igor Lima a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.