Metáforas - Folhas avermelhadas

Metáforas sempre acompanharam a minha vida. Aliás, sempre acompanharam as nossas vidas. Desde pequenos nos contam estórias com reflexões (aqueles que assistiram ‘O Rei Leão’ e diversos outros filmes sabem do que me refiro).

Nesta série de textos tentarei causar reflexões com metáforas. Pretendo ser breve e postar outro texto com exemplos da vida corriqueira.

Vou começar com uma que escutei semana passada, em um curso que me surpreendeu. O curso se deu em uma sala com quase 20 pessoas sentadas em um semicírculo e uma mesa no meio, formando um ‘U’.

Nesta mesa havia uma planta com folhas avermelhadas. Ao final do curso a discussão se alongou e o palestrante questionou se alguém sabia como que aquelas folhas se tornaram avermelhadas. Houveram duas ou três respostas, e ele logo interviu e disse: “Mudamos a cultura da planta. Adicionamos substâncias na terra que teve este efeito”.

Interessante. A cultura da planta altera a formação dela e induzem suas características. Analogamente podemos comparar a alteração da cultura da planta com os nosso valores, as nossas criações. Todas as pessoas, as experiências, os lugares, os acontecimentos, enfim, todas as experiências de vida que tivemos influenciaram a formação do nosso caráter.

Ou seja, a cultura que estamos inseridos transforma determinadas características específicas.