Agência de noticias RT erra e usa imagem de antifascista como sendo neonazista
Socialista Morena compartilhou imagem sem checar a informação.

No dia 15 de julho, em sua edição em espanhol, a agência internacional de noticias Russia Today (RT), fez uma matéria sobre neonazistas no Brasil com a seguinte manchete “Hitler en el trópico: Los neonazis en Brasil también son negros”. A reportagem aborda os ‘Carecas do Subúrbio’, um grupo intolerante do ABC paulista que prega a homofobia, xenofobia. Todavia, a agência errou ao colocar como foto de destaque da matéria o antifascista Júnior de Sousa, em uma manifestação que nada tinha a ver com com os ‘Carecas do Subúrbio’.
Mesmo com a legenda “Anarquistas, punks y skinheads protestan en São Paulo contra el sistema político de Brasil, el 30 de abril de 2016.
Cris Faga / Gettyimages.ru”, o erro foi o suficiente para gerar transtornos para o jovem. Quem assina a matéria é a jornalista Nazareth Balbás, correspondente de noticias na Venezuela, e ao que parece não entende o que se passa no Brasil.
Vale lembrar que a agência de noticias RT é acusada de ser braço político do Kremlin.
Sem checar as informações apresentadas, a página Socialista Morena publicou a a matéria sem qualquer tipo de advertência sobre a imagem. Ainda que não fosse de responsabilidade da página, a autora Cynara Menezes, é jornalista formada pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), e poderia se atentar a informação.
Veja na integra o relato de Junior de Sousa:
