Deus abençoe o nordeste!
A arte é daquele que faz, daquele que inspira, daquele que tira da sua ignorância motivo pra poesia. A arte é política, religião. A arte é capitalizada, e contrabandeada. A arte é instrumento e aquisição.
Artista: s.m. e s.f. Pessoa que exerce uma das belas-artes;
que exerce um ofício com gosto.
Nelson Rodrigues, José de Alencar, Jorge Amado, Rachel de Queiroz, Clarice Lispector e Ariano Suassuna. Artistas e nordestinos. Nordestinos do nordeste! O nordeste do bolsa família, sim! O nordeste dos pobres vagabundos dos subsídios. [1]
Em 2014 o nordeste é outro. A propaganda da mídia, ~no que se refere~ à diversidade, se limita ao “Esquenta” da Rede Globo, que mesmo assim centra o sudeste. Negros no sudeste! Favelas! Isso só pode ser entretenimento de domingo. O nordeste foi desconstruído e marginalizado (igualzinho a África!) pela mídia que hoje dá plantão sobre mensalão petista e se abstêm sobre o mensalão tucano. A mídia que confunde Tolstói com Toy Story. Mídia que prova que dinheiro não é cultura, e muito menos inteligência. Malditos nordestinos ignorantes, eleitores petistas subsidiados pra voto. [1]
Nós é que mal sabemos da ignorância deles, que trouxe Dona Flor e Seus Dois Maridos, todo o cordel, Iracema, Lampião, e quase toda a literatura brasileira. A ignorância, então, é a riqueza do pobre ($) nordeste. O pobre tem visão política (talvez até a mais embasada da Ilha de Vera Cruz). Ele pega a fila que o rico manda o empregado pegar. Precisa do serviço público que o rico dispensa a favor do particular. O pobre sabe o gosto do arroz e feijão de uma merenda escolar. Quer comida, mas também quer emprego, nem precisa exercer com gosto. Nem todo nordestino é artista. E se tem alguém que quer dinheiro sem emprego (aqueles famosos aproveitadores do bolsa família que têm filhos pra receber o auxílio), é vítima da mesquinhez dos ricos. Ricos do sudeste, que odeiam o nordeste petista.
Deus abençoe a inteligente ignorância do nordeste. Sem ela estaríamos nas mãos do Alckmin no Brasil, e não só no desigual estado de São Paulo. Deus abençoe o nordeste.