Photo by Javier Quesada on Unsplash

Recentemente eu tirei minha certificação de Scrum Master pela scrum.org

Além de uma badge e um modo mais simples de comprovar meus conhecimentos sobre o Scrum, eu gostaria de falar sobre os aprendizados que tive durante o meu processo para obter a certificação.

Antes de mais nada, um ponto importante a se destacar é que a certificação do scrum.org não é a única disponível, entres as concorrentes vale a pena destacar a scrum alliance, fundada por outro dos escritores que popularizaram o método.

Os meus motivos ao decidir pelo scrum.org foram bem mundanos: Não existe exigência de treinamentos, o que…


Photo by Rene Bernal on Unsplash

Se você trabalha com uma arquitetura distribuída, já deve ter ouvido falar no conceito de “graceful shutdown”. O princípio básico é que antes de se desligar, o seu processo deveria lidar com todas as tarefas em progresso.

Em um mundo de cloud functions e orquestração, é quase impossível que seu serviço não seja reiniciado algumas vezes, e saber lidar com isso pode fazer uma grande diferença.

Antes de mais nada, para que você possa tomar ações antes da interrupção de um processo é necessário que você saiba quando um desligamento foi iniciado. …


Se você trabalha com software, com toda certeza já ouviu falar sobre microsserviços, SaaS, DevOps e todas essas palavras da moda, e provavelmente já ouviu a palavra observabilidade (observability).

Além da minha experiência anedótica me levar a desconfiar daqueles que querem muito usar essas palavras (sem saber exatamente o que significa), um comportamento que chamou minha atenção recentemente foi como as pessoas tem tratado tudo isso como um único e grande framework.

Hoje eu vou focar em uma tendência comum, embora bastante prejudicial, de tratar logs, métricas e traces como uma coisa só.

No princípio, era o verbo…

Muito antes de se ouvir falar sobre…


Recentemente eu iniciei a resolução do problema 43 da parte Core no Codesignal, chamado de Is Power. E apesar de estar listado como um problema fácil, eu encontrei uma parte bastante interessante sobre as funções padrões do C++ e como elas lidam com pontos flutuantes.

Photo by Mika Baumeister on Unsplash

O Problema

Dado um número n, sua função deve retornar true caso o mesmo seja potência de outro número inteiro, ou false caso contrário. Usando as propriedades de logaritmos, bastava determinar um limite e criar um loop que tentasse encontrar um resultado inteiro. Minha resolução pode ser vista aqui.

O grande problema aqui é determinar se um…


Recentemente li o livro Scrum. A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo, escrito por um dos criadores do método, Jeff Sutherland. Fiquei surpreso ao perceber que o SCRUM é apresentado como mero plano de fundo para aquilo que realmente importa: tornar a sua equipe produtiva e feliz, continuamente.

O pensamento e a ação

Talvez eu não tenha lido a contra-capa do jeito certo, mas quando comecei o livro esperava encontrar uma defesa do SCRUM e como aplicar todas as suas técnicas revolucionárias para virar a maior empresa de software com pegada de startup. …


Quando pensamos em experiências pessoais, é difícil definir ou medir qualquer ponto dentro de um caso especifico. Buscando nos guiar por resultados, será que é possível criar um modelo de “métricas” próprias?

Photo by Tim van der Kuip on Unsplash

Pode parecer para alguns que a busca de racionalizar e pontuar a experiência é um atitude positivista, embora eu considere essas aplicações muito mais relacionadas ao pragmatismo. …


Por Karl Marx Alexander e Melissa Novais

Estivemos, recentemente, no Universo TOTVS 2019, evento que abordou as novas tendências da tecnologia tanto externas, quanto orientadas aos produtos da empresa, e contou com diversas palestras sobre negócios. Estiveram por lá Mikkel Svane (CEO da Zendesk), Guilherme Silveira (Fundador da Alura) e até a cantora Anitta, com lições sobre como ela conduz sua própria carreira no show business. E nós, como desenvolvedores, fomos conferir o que está acontecendo no mercado.

Boa parte das palestras foi focada na nova buzzword do momento: microsserviços. Começamos com uma palestra de com o Elemar JR, Fundador…


Photo by Namroud Gorguis on Unsplash

Um dos primeiros aprendizados “abstratos” que tive no início dos meus estudos em computação foi o paradigma da orientação a objetos.

A matéria introdutória a lógica de programação utilizava C, e como me pareceu incrível não ter que usar iterações estranhas ou código repetidos para reaproveitar funções existentes (GOTO era técnica proibida, embora o preguiçoso dentro de mim não entendesse o motivo).

No momento estou aprendendo TypeScript e utilizando um ORM muito parecido com Hibernate, usando um livro de estrutura de dados em Java, e decidi acompanhar o livro junto com todas as indicações de bibliografia não necessariamente relacionadas a…


Há algum tempo eu estava desenvolvendo uma versão do Os Elementos de Euclides para web como desculpa para treinar minhas habilidades com Javascript/CSS. Apesar do projeto estar juntando poeira no GitHub, um dia ele ainda será retomado, e esse dia seria hoje.

Seria porque ao voltar ao projeto, além de notar que minhas habilidades há um ano eram bem piores que as atuais, eu percebi que não faria mais sentido um projeto nos moldes que em que foi pensado inicialmente. …


No último fim de semana resolvi retornar a um objetivo antigo: resolver a maior parte dos problemas em sites competitivos de codificação.

O resultado final: mais de 400 linhas de código em um único dia, todos os problemas grátis do CoderByte resolvidos, e três novos problemas do Project Euler, em resumo, um ótimo domingo.

Apesar do objetivo original ser apenas resolver estes problemas, durante a resolução destes problemas eu notei como eles demonstram minha evolução em relação a diversos pontos chaves quando se é um programador, como o domínio sobre uma linguagem, a habilidade analítica e o conteúdo adquirido.

Desde…

Karl Marx Alexander

The less smarter and Brazilian Feynman, Software engineer at Gaivota

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store