UX/UI Case Twitter | by Ilson Sá

👨‍🏫 Avisos importantes:

  1. Case desenvolvido para um processo seletivo [contém dados ilustrativos];
  2. Esta apresentação vai ficar disponível para consulta;
  3. Músicas que ouvi durante o case “PD Challenge 💚”

👨🏼‍💻 👩🏾‍💻 Desafio da Squad

💡 Como primeira entrega da Squad, foi dado o desafio de encontrarmos uma solução para implementar um mecanismo de transações financeiras dentro da plataforma do twitter convergindo para uma experiência simples, dinâmica e intuitiva.

Como ajudar a criar uma experiência de transações financeiras entre usuários dentro da twitter mantendo dinâmica plataforma ?

📰 Cenário atual

O Twitter é uma rede social mundialmente conhecida que tem uma base 1.3 bilhão de contas, possui 330 milhões de usuários ativos mensais e estima-se que 500 milhões de tweets são enviados todos os dias.

Como ferramenta de comunicação tem ganho grande destaque, seja na parte criativa, social, empresarial ou comercial e tem como característica principal a dinâmica de posts rápidos, com número de caracteres pré-definidos mais também abrange publicações como compartilhamento fotos, vídeos, levantamento de hashtags, direct message dentre outros.

Sendo assim um ambiente virtual para criar conteúdos, campanhas, acompanhar tendências e levantar conversas e opiniões sobre diversos.

Um levantamentos feito pela revista exame aponta que “o Twitter está crescendo sua influência na medida que sua rede de usuários cresce” e que essa tendência de crescimento tem haver com estratégias da plataforma que retém mais a atenção dos usuários e o aumento nos recurso de postagens e sua entregas.

Apostando nesse cenário, o Twitter está direcionando seus esforços na monetização de recursos que estimulem ainda mais práticas como essa, viabilizando meios de pagamentos para criadores de conteúdos, projetos/movimentos sociais/culturais e demais páginas.

E como uma inovadora que conquista cada vez mais espaço desde seu surgimento, ainda não possui uma área destinada a monetizar conteúdos de forma que o usuários tenham ganhos em cima disso . O objetivo democratizar transações financeiras como doações/bonificações de forma instantânea entre usuários como forma de estimulação conteúdos e demais projetos.

😎 Nosso objetivo em menos de 140 caracteres

Com base nesse cenário, nosso time direcionou ao seguinte objetivo:

Desenvolver uma solução simples e intuitiva que permita os usuários do Twitter enviar e receber dinheiro direto na plataforma.

Um ponto interessante: O usuário leva em média 60 segundos para produzir uma mensagem de até 280 caracteres, a nossa squad acha que resolve uma transação em menos que isso.

🎸 Business Model Canvas

A fim de fundamentar e definir as melhores estratégias paras os próximos passos do desenvolvimento do nosso produto, rolou um papo entre a squad e os stakeholders para ter essa visão mais ampla para nossa conversa usamos Business Model Canvas e obtivemos os seguintes direcionamentos .

🕹️ Matriz CSD/Primeira validação

Como ponto de partida utilizamos a Matriz CSD para entender o contexto de como vamos agir, isso é crucial para as próximas etapas e servirá de base para o levantamento de nossas pesquisas a fim de validar possíveis soluções e chegarmos na mais viável.

📈 Pesquisas

🔍 Pesquisa quantitativa:

💡 Metodologia: Questionário

Partindo da matriz CSD, elaboramos um questionários com 4 perguntas chaves para realizar a pesquisa quantitativa sobre a experiência de realizar transações financeiras, doações/bonificações/ajudas e a relação como formulários e processos financeiros burocráticos

Contamos com a participação de 140 respondentes e obtivemos os seguintes dados:

📌 Perguntas feitas no questionário:

Você se sente seguro em efetuar transações financeiras através de conteúdos nas redes socias?

Você acha o processo de venda de produtos online burocrático e tedioso tendo em vista suas experiências de compra?

Você já doou para algum projeto através de de redes socias?

Você possui cadastro ativo em algum banco digital?

🎯 Pesquisa qualitativa:

💡 Metodologia: Entrevista

Na fase qualitativa, a estrutura das perguntas visavam novos parâmetros e foram realizada com 8 usuários respondentes. Onde elaboramos 5 perguntas a fim de obter respostas mais detalhadas sobre suas experiências com transação financeira via digital, confiabilidade de dados, relação com o Twitter e apoio financeiro então chegamos chegamos às seguintes conclusões:

📌 Perguntas feitas aos usuários entrevistados

O que considera mais complexo na hora de fazer transações online?

Costuma ajudar financeiramente quando vê alguma causa importante nas redes sociais?

Você se questiona quando alguém lhe pede um apoio financeiro para algo específico?

Com que frequência e qual finalidade você usa o twitter?

Você considera as plataformas de redes sociais um ambiente seguro?

🥷 Insights da pesquisa

  1. Os usuários necessitam de formulários mais dinâmicos e simplificados;
  2. Mecanismos de envio de dinheiros mais simples;
  3. Dashboards de acompanhamento de saldo e socilitações de saque;
  4. Reafirmar o compromisso com dados na plataforma;
  5. Definir mecanismos de modalidades de doação/bonificação/ajuda;

🥁 Usuários

Um dos passos fundamentais no desenvolvimento de uma solução é entender as necessidades dos usuários, mapear comportamento, definir atitudes a fim de identificar padrões e etc.

E se a solução que estamos buscando sana suas dores através de experiências mais consistentes.

Para isso extraímos dados das pesquisa quantitativa e qualitativa para criar personas e desenvolver toda sua a jornada do usuário como forma de obter insights e fundamentar possíveis soluções.

💡 Nesse passo temos como objetivos analisar suas experiências, abordagens e atuações:

🥊 Personas e Jornada

Perfil de quem busca por apoio:

Perfil do apoiador:

🧐 Benchmark

No etapa de benchmark, já dando início ao processo de priorização realizamos uma pesquisa de mercado onde foi analisado alguns serviços de envio e recebimento de dinheiro ( em sua maioria pertencentes a grandes redes sociais), que também se enquadram como futuros concorrentes e possuem algumas características bem próximas das que buscamos implementar.

💡 O objetivo é analisar suas funcionalidades, critério de negócios e como realizam transações e repasse aos seus usuários.

👀 Matriz de Impacto x Esforço

Chegando no ponto de priorização, identificamos que o MVP deveria se concentrar no desenvolvimento de uma interface simples de transações dentro do Twitter, tendo em vista todos os dados levantados durantes o processo.

E para ter ter mais clareza na execução das atividades, nossa squad se reuniu onde utilizamos uma Matriz de Impacto X Esforço para definir qual solução seria mais viável de ser desenvolvida e quais seriam seus benefícios considerando o impacto e esforço de sua execução.

🥇 A solução

Baseado nos estudos, dados e resultados obtidos durante o processos de pesquisa, analise de perfis e benchmark a solução priorizada visa desenvolver fluxo de transações financeiras (envio e recebimento) de forma prática e funcional, com formulários simplificados, dashboards intuitivos para consulta de recebimentos e solicitação de saques.

Nesse contexto a equipe considerou desenvolver algo que agisse de forma integrada com a arquitetura existente do Twitter preservando funcionalidades em que os usuários já estão habituados, o que facilitaria aprendizado dos usuários e teria uma aceitação de uso maior.

E por isso, definimos a implementação de Retweets Monetizados onde os usuários interessados em apoiar criadores de conteúdos, causas sociais ou demais projetos enviariam valores pré-definidos na plataforma através de um retweet e ainda compartilhariam o projeto criando uma espécie de teia de divulgação.

👨‍💻 Desenvolvendo a solução

Definido a solução e os direcionamento de seu desenvolvimento a squad partiu para o estudo de fluxo, rabiscoframes e prototipagem parte essencial do processo do projeto da solução que já começam a tomar forma. Acompanhe:

🧩 Definindo Fluxo

📝 Rabiscoframe / Baixa fidelidade

⚙️ Wireframe / Media fidelidade

💡Confira o link do protótipo: 💻 ACESSAR PROTOTIPO

👩🏾‍💻 Implementação /Alta fidelidade

💡 Confira o link do protótipo: 💻 ACESSAR PROTÓTIPO

🚀 Entregas

  1. Lançamento interno para a equipe do Twitter; [Que desejam financiar algum projeto]
  2. Lançamento para uma público externo reduzido; [Obter os primeiros dados]
  3. Lançamento para o público geral [Com melhoria identificadas nos primeiros testes]

👁️ Próximos passos do produto:

  1. Extratos de movimentações;
  2. Inserir um mecanismo de leilões digitais na plataforma;
  3. Mecanismo de assinaturas;
  4. Inserir novos modalidades de pagamentos [pix];
  5. Help center exclusivo para

👌 Métricas para avaliar

  1. A frequência de usuários que apoiam;
  2. O principais meios de pagamentos utilizados;
  3. Valores enviados com mais frequência;
  4. A frequência de pedido de apoio por parte de um usuário e seus retornos;
  5. Padrões de projetos que usuários costumam apoiar;

🙏 CONCLUSÃO

Entendemos a necessidade de ajudar as pessoas que buscam apoio financeiro pra expandir algum tipo projeto ou gerar uma rentabilidade a partir de ganhos pela internet, e propiciar isso com uma dinâmica simples em um rede social de destaque já posicionada como o Twitter foi bastante desafiador mais entendemos esse desafio e por fim priorizamos uma solução que estivesse dentro das características da plataforma como forma de preservar a experiência dos usuários e motivar o uso.

Acreditamos na nossa squad que a como primeira entrega, conseguimos chegar em resultado satisfatório, mais que uma vez implementada a solução o trabalho não se finaliza e sim toma novos rumos pelo fato de surgir novas necessidades, os primeiros feedback começam a aparecer com isso novas necessidades e aos constantes estudos para integrar novas soluções.

“Seguiremos buscando Melhoria Contínuas “

  • Squad Transactions | Twitter Inc.

OBRIGADO!

Product Designer