E se as pessoas não tivessem medo de perder o emprego ?

O medo é um grande aliado daqueles que possuem subordinados no trabalho. Eles sabem que a maioria das pessoas tem medo de perder o emprego em algum grau. E fazem de tudo para manter as pessoas nessa situação. Promovem o emprego e não a empregabilidade.

Mas e se as pessoas não tivessem medo de perder o emprego ? Como seria ? Conheço algumas pessoas que são assim e podem servir de exemplo. O que acontece é que claramente a força bruta e a ameaça não funcionam. Elas acabam sendo mais criativas, empreendedoras, ousadas e produtivas. Quem não tem medo de perder o emprego confia mais em si mesmo. Por isso executa e pensa melhor.

A reação dos seus chefes chega a ser hilária. Não sabem lidar com a situação pois perderam, muitas vezes, a única arma que tinham.

Por isso, precisamos tratar de ajudar as pessoas a perderem o medo do desemprego. A segurança no trabalho não existe. Ninguém é indispensável. As empresas criam, deliberadamente, mecanismos de ilusão para acuar as pessoas e exercerem sua manipulação. Comece a notar isso no seu dia-a-dia na comunicação corporativa, nos discursos dos seus gerentes. Perceba e comece a rir disso tudo. Terá aberto mais uma janela no meio das paredes da ilusão.

É muito pouco provável que o lugar que você está trabalhando seja o melhor possível. Observe as pessoas a sua volta que saíram dos seus empregos. Quantas conseguiram situações melhores, ficaram mais felizes, passaram a empreender, realizar sonhos ? Muitas. Eu fiz o teste. Diria que são maioria.

Like what you read? Give Ilusão Consciente a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.