A importância da Tecnologia na Segurança de trabalho.

A tecnologia ajuda uma empresa a dimensionar, fiscalizar e organizar suas tarefas em todas as áreas em que ela atua. Não é diferente com os aspectos de segurança do trabalho que a envolvem.A tecnologia pode ser de fundamental importância tanto para quem já coleciona ótimos índices de desempenho em segurança quanto para aquelas empresas que ainda precisam melhorar seus indicadores. Os gestores devem estar cientes de que é preciso investir em tecnologia de segurança que possibilitam um acompanhamento de estatísticas bem abrangente, levantando dados detalhados sobre acidentes e riscos. Assim, é possível identificar quais atividades são menos seguras e onde é preciso investir de maneira efetiva para a prevenção.

Mesmo a supervisão de normas internas e o uso de materiais de segurança — como EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) — pode ser realizada com qualidade através de ferramentas de segurança. Com sistemas digitais, as empresas conseguem identificar os profissionais que atuam com os equipamentos certos e podem se preparar para caso seja necessária a troca dos mesmos.

Outro exemplo que podemos citar é a própria intranet das organizações. É um excelente meio para divulgação de normas e medidas de segurança entre os funcionários. Através da intranet, profissionais em Segurança do Trabalho têm como divulgar para todos as normas e medidas preventivas, sem contar o próprio conteúdo do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).

As Mudanças da Tecnologia no Mercado de Trabalho

Atualmente, existe a necessidade dos profissionais, além dos conhecimentos técnicos e de se especializarem através de cursos de nível superior, de pós graduação, etc., necessitam ter bons conhecimentos de informática e de tecnologia para se manterem sempre atualizados no mercado de trabalho. O mercado de trabalho tem a plena consciência que não adianta apenas ter bons conhecimentos da sua área profissional. É preciso que o trabalhador tenha conhecimentos de informática, pois para utilizar os conhecimentos adquiridos com plena utilização das ferramentas, pois os processos estão praticamente todos informatizados.

No mundo globalizado, onde vivemos a era da tecnologia, as empresas que desejam ser manter competitivas no mercado e permanecerem vivas e produtivas, precisam implantar e fazer uso dos meios tecnológicos existentes e que vão sendo desenvolvidos e implantados a cada instante. O uso dos meios tecnológicos ajudam as empresas a trabalharem a redução dos seus custos, seja nos processos administrativos ou nos processos produtivos. Por isso é fundamental que os funcionários estejam interligados com o meio e o mercado de trabalho, e estejam preparados e atualizados em seus conhecimentos de informática para que possam estar inseridos nas tecnologias usadas pela empresa e não serem alijados do mercado de trabalho.

O vídeo
Mostra a evolução do processo evolutivo.

É uma reflexão, que mostra o sofrimento das gerações passadas e nos estimula a aproveitar as informações e os equipamentos que temos, e trabalhar de forma segura.

Like what you read? Give Inara Otero a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.