Fake News em pauta no In-Comunicações 2018

Por Eduardo Kaian

Na manhã desta quarta-feira,28, ocorreu no Departamento de Comunicação Social (DCOS) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) uma mesa redonda com o tema: “Tecnologia, Fake News e Eleições: desafios e oportunidades”. A palestra, que faz parte do In-comunicações, evento realizado pelos alunos do departamento, contou com a presença — por vídeo chamada — da pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) do Rio de Janeiro, Débora Albu, além da presença de Marcos Linhares, professor de direito da Faculdade PIO X e funcionário público no TRE-SE e mediação da Profa. Dra. Messiluce Hansen.

Foto: Pedro Ramos

Em sua fala, Débora Albu mencionou assuntos sensíveis, como as últimas eleições e a quantidade de fake news que circularam nas redes sociais durante o período. Além disso, a pesquisadora tocou em temas como as disparidades ainda existentes na sociedade no que se trata de tecnologia, pois as classes D e E são excluídas desse acesso, gerando também uma exclusão de direitos, disse a mesma.

Foto: Pedro Ramos

Marcos Linhares aponta seu pensamento de que as eleições brasileiras não foram influenciadas, no entanto, compartilha da ideia de que a disseminação de informações falsas não é correta. Para tal, tanto o professor quanto Débora citaram ferramentas que estão sendo desenvolvidas para evitar essa disseminação. Uma delas é o site “Pega Bot”, que identifica contas que têm grande potencial de ser utilizadas apenas para espalhar notícias inverídicas.

A palestra foi uma de muitas que irão acontecer até o próximo dia 30, durante a semana do In-Comunicações, abrangendo temas de diversas áreas de interesse público.