In-Comunicações 2018 recebe palestra sobre pesquisa em Cultura Pop

Por Ana Luísa Andrade

Foto: João Vitor Paixão

Entre as atividades do segundo dia do In-Comunicações 2018, o auditório do Departamento de Comunicação Social recebeu a palestra “Pesquisa sobre Comunicação e Cultura Pop: Apontamentos iniciais”, ministrada pela Profa. Dra. Adriana Amaral, membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Durante a atividade, a professora contou um pouco do seu percurso na pesquisa sobre cultura pop e trouxe ao debate a relação entre o tema e os fenômenos digitais e políticos. Além disso, Amaral comentou sobre as razões pelas quais se deve trazer a reflexão sobre essa temática às Universidades.

“Esse campo tem uma importância dentro da comunicação que às vezes parece não vista, parece invisibilizada”, afirma a pesquisadora, que acredita que as pesquisas acerca do tema ainda não possuem a devida credibilidade dentro da Academia.
Foto: Igor Matias

Para Ana Carolina Oliveira, mestranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema (PPGCINE) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a atividade foi uma experiência enriquecedora em aspectos pessoais e também acadêmicos. “Assim como a Adriana Amaral, um de meus objetos de pesquisa no mestrado é a cultura pop,por isso foi muito interessante, tanto para dar um incentivo a mais ao meu trabalho, quanto para esclarecer algumas dúvidas que eu ainda tinha”, pontuou a pesquisadora.

Já James Santos, estudante do segundo período do curso de Jornalismo da UFS, conta que a palestra trouxe uma nova visão sobre as possibilidades existentes dentro da área da pesquisa. Apesar de seu interesse inicial na palestra ter sido por conta de sua temática, o aluno comenta que a mesma acabou despertando um pouco mais seu interesse na possibilidade de se tornar um pesquisador na área.