CRIATIVIDADE: A GRANDE ALIADA DA INOVAÇÃO!

| Iniciativa: Ê ideia!

“A criatividade é uma sublime dimensão da condição humana” — Sanchez.

Com origem no latim creare, que indica a capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas, a criatividade é considerada há muitos anos como o mecanismo que move a mudança da realidade, através de um dos pilares mais significativos pertencente ao ser humano, o conhecimento.

Até hoje não se tem um conceito formado em sua totalidade para criatividade, algo que possa a descrever muito bem, porém grandes estudiosos tem contribuído para formação de um conceito diferenciado que justificam a complexidade do termo. Percebemos então a criatividade para a resolução de problemas, para novas invenções, para um ideia nova ou para um produto novo, mostrando a grande e variável forma que o ser humano tem de criar coisas originais ou simplesmente recriar com algo inovador.

Assim percebemos nitidamente a criatividade sendo manifestada em vários núcleos de nossa vida, seja na área social, na política, na área estética ou na área científica, possuindo cada uma a sua originalidade que lhe é conveniente.

Já que a criatividade nos dá a chance de ganhar a independência de pensamento dentro da área pessoal, consequentemente também, estará presente na área profissional. Em algumas situações, vai ser necessário conseguir achar a resposta para alguns problemas que possam aparecer no decorrer do caminho e para isso, é necessário a busca de ideias que possam trazer um desenvolvimento benéfico. Dentro dessa situação a criatividade entra, pois se sabe que o insight para a criatividade é a inovação.

A estrada para uma conclusão vitoriosa, está no talento de designar a nossa criatividade para pensar e atuar de forma contrária ao habitual. Logo percebemos instintivamente que a inovação é o motor que fará as chances de atingir o resultado esperado, ser realizado.

Mas se não consigo criar, posso recriar?

Posso. Pois recriar também é inovar.

Sabendo que a criatividade traz inovação, e inovação transforma a nossa realidade. Como desenvolver a criatividade individual?

Deve-se ter em mente que a criatividade é um processo e não um evento. Logo, é importante ter em mente, para fazer bom uso da criatividade tais informações:

Criar Restrições: As restrições cuidadosamente projetados são um de seus melhores ferramentas para provocando o pensamento criativo. 
Dr.Seuss escreveu seu livro mais famoso quando ele limitou-se a 50 palavras. Jogadores de futebol desenvolvem mais elaborados conjuntos de habilidades quando jogam em um campo menor. Os designers podem usar um de 3 polegadas por 5 polegadas tela para criar melhores projetos de grande escala. Quanto mais nos limitamos, mais engenhosos nos tornamos.
Escrever mais: A escrita amplia o conhecimento. Uma das estratégias criativas de maior sucesso é se forçar a escrever sobre temas e idéias aparentemente diferentes. Por exemplo: Escrever sobre mil estratégias de basquete que podem nos ajudar em nossos comportamentos diários. Nas palavras do psicólogo Robert Epstein, "Você vai fazer melhor na psicologia e na vida, se você ampliar o seu conhecimento."   
Dormir mais:O impacto de sono sobre o desempenho mental é impressionante. O débito de sono é cumulativo e se você ficar 6 horas de sono por noite por duas semanas seguidas sem dormir, o seu desempenho físico e mental diminui ao mesmo nível, como se você tivesse ficado acordado durante 48 horas seguidas. Como todas as funções cognitivas, o pensamento criativo é significativamente prejudicada pela privação do sono. Então, durma mais. 
Abraçar o pensamento positivo: Pensar positivamente traz melhorias significativas no pensamento criativo. Por quê? As pesquisas em psicologia positiva revelam que pensamos mais amplamente quando estamos felizes. Este conceito, que é conhecido como o ampliar e construir teoria, faz com que seja mais fácil para nós fazer conexões criativas entre idéias. Por outro lado, tristeza e depressão parece levar a um pensamento mais restritiva e limitada.
Retirado do artigo: "Why Creativity Is a Process, Not an Event" https://www.entrepreneur.com/article/252022 | James Clear

Para trabalhar mais a sua criatividade você pode começar com essas dicas, mas deve se comprometer em praticar habitualmente. Procure pesquisar mais outras informações que possam te auxiliar na busca pela conquista da criatividade, e comece a criar estratégias que facilitem essa boa prática.

Como já dito no início, a criatividade traz inovação, e a inovação transforma a nossa realidade.

Comece a transformar a sua realidade desde já.