Quantum: Veja como a UFPel simplificou a busca pelo conhecimento e competências na Instituição

Atualmente a Plataforma Lattes, mantida pelo CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa e Tecnologia), oferece uma base interessante para busca de currículos de pesquisadores, já que tem como finalidade interligar diversas bases de dados como a de currículos de grupos de pesquisa e de Instituições através de um único sistema. Apesar da riqueza de informações da Plataforma Lattes, um usuário que busca contatos em uma área de conhecimento dentro da sua própria instituição têm muitas dificuldades.

Ao perceber que a reitoria e a coordenação da UFPel tinha dificuldades em encontrar as competências de docentes e técnicos na própria Universidade, a Indeorum desenvolveu o Quantum!

O Principal objetivo do Quantum é permitir que a comunidade encontre competências de uma universidade, ou de um grupo de acadêmicos através de uma busca intuitiva em uma base de currículos da instituição.

QUANTUM

O Quantum é um produto da Indeorum que utiliza o mecanismo de busca com expansão de termos apoiado sobre uma base de conhecimento. Isso permite uma maior flexibilização no uso dos termos de busca para diferentes competências com o objetivo de ampliar os resultados relevantes retornados nas buscas por competências para o usuário.
Busque por competências e conhecimentos como “Biopolímero” e conheça os pesquisadores mais relevantes.

Ao clicar em um dos resultados da lista, é possível visualizar um resumo do currículo indexado pelo Quantum. Nele há informações do colaborador, os artigos científicos publicados e ordenados por ano, há também os projetos e orientações ordenados por ano. Todo esse tipo de informação se encontra disponível em forma de gráfico para facilitar a leitura da evolução das pesquisas e participações do currículo em questão.

No resumo do pesquisador você encontrará as informações mais relevantes sobre sua formação e produção. Também não deixe de conferir o contato do pesquisador.

O Quantum também gera indicadores sobre a instituição! Com a geração de gráficos, acompanhe o desempenho da universidade durante os anos, sejam elas sobre produções, orientações, livros, capítulos, projetos e patentes. Outro benefício da ferramenta é mostrar a relação da atualização de currículos e distribuição da produção bibliográfica por tipo na instituição.

Veja da história da produção científica contata pelos pesquisadores ativos da instituição.

Quantum permite ao usuário saber os locais e laboratórios da universidade, assim facilitando a comunicação com pesquisadores e a descoberta das diferentes linhas de pesquisa dentro de uma área.

Encontre no Quantum também informações referentes a dados geográficos de formação dos colaboradores da universidade, através da exposição de dados quantitativos e do destaque dos diferentes países, estados e cidades, os quais os colaboradores são remanescentes de suas respectivas formações.

Veja a formação dos docentes e servidores da UFPel pela perspectiva geográfica.

Com uma interface intuitiva e voltada para a experiência do usuário o Quantum possibilita a quem acessa a possibilidade de descobrir pesquisadores e suas competências em sua própria universidade. Isso possibilita uma maior troca de informações e o desenvolvimento cientifico na própria instituição.

Navegue por palavras-chave, conheça sua universidade e descubra novas competências. Tudo isso no Quantum.

Acesse já: http://quantum.indeorum.com/