Conceito de alfabetização e letramento, e alfabetização matemática

Os conceitos de alfabetização e letramento são complementares e interdependentes no processo de aquisição da língua escrita, e o processo de apreensão do sistema alfabético deve ser associado à compreensão dos significados e de seus usos sociais em diferentes contextos, mas dadas as limitações em medir o uso social da língua escrita por intermédio de instrumentos de aplicação em larga escala, o Saeb/ANA aferiu apenas alguns aspectos do letramento relativos ao letramento escolar inicial, mas não todas as suas dimensões.

Entenda como funcionam as Matrizes de Referência

O desenvolvimento de uma avaliação em larga escala como a da Alfabetização no Saeb tem como fundamento suas Matrizes de Referência, pois são estes os documentos que orientam a elaboração dos itens, a elaboração dos pré-testes e testes, o planejamento da aplicação, a interpretação pedagógica das escalas de proficiência e a análise dos resultados. As Matrizes consistem em uma seleção de habilidades que devem refletir o fenômeno a ser mensurado (denominado tecnicamente de “construto”).

No caso da Avaliação de Alfabetização, as Matrizes especificam com clareza o que será medido em relação à alfabetização e ao letramento em língua portuguesa, e à alfabetização matemática dos estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental.

Assista o video abaixo e entenda um pouco mais sobre as Matrizes.

Panorama Brasil

Agora que já apresentamos a você um pouco mais sobre a Avaliação da Alfabetização no Saeb e as suas Matrizes de Referência, vamos conhecer um pouco mais sobre as crianças que participaram da avaliação. Conheça agora um panorama sobre os dados do público alvo da avaliação, os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

Mais de 81% das escolas que ofertam o 3º ano do Ensino Fundamental e cerca de 68% dos estudantes matriculados nesta etapa fazem parte do público alvo da avaliação de alfabetização.

Os dados a seguir se referem ao público alvo da avaliação, e foram coletados no Censo Escolar 2016, outras informações complementares podem ser consultadas nas Sinopses Estatísticas do Censo Escolar 2016.

Fonte: Censo da Educação Básica 2016/Inep.
Fonte: Censo da Educação Básica 2016/Inep

Distorção entre idade e série

Para o cálculo da distorção idade-série para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental são contabilizados os estudantes que possuem 10 ou mais anos de idade. A distorção idade-série refere-se aos estudantes que têm dois anos ou mais acima da idade de referência para a etapa de ensino em análise.

O gráfico abaixo apresenta o percentual de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental em Distorção idade-série para o Brasil e suas Regiões Geográficas.

Fonte: Censo da Educação Básica 2016/Inep

Escalas de Proficiência

Antes de apresentarmos os resultados, é preciso apresentar a escala onde eles estão representados. Os resultados de desempenho nos testes que compõem a avaliação de alfabetização são apresentados em três escalas de proficiência: escala de proficiência em Leitura, escala de proficiência em Escrita e escala de proficiência em Matemática.

Uma escala de proficiência é uma representação que distribui os resultados das proficiências dos alunos numa reta onde a qualidade das aprendizagens é crescente. Nada mais é do que uma régua de medida cuja distribuição de pontos e a consequente interpretação permite compreender os resultados e compará-los entre várias edições.

Durante as ações para o cálculo das proficiências dos estudantes e dos parâmetros dos itens, convencionou-se que o ponto médio do desempenho seria 500 e o desvio padrão, 100 — isso é estabelecido no momento em que o programa computacional realiza as análises. É a partir dessa informação que o programa estima os valores dos parâmetros e das proficiências. Por conta dessa convenção, os resultados da avaliação estão dispostos em três escalas.

Observe a ilustração abaixo para compreender melhor como são elaboradas as escalas de Proficiência da Avaliação de Alfabetização do Saeb.

Panorama Brasil

Agora vamos apresentar os resultados por Estados e Regiões do Brasil. Eles estão apresentados nas escalas de Leitura e Matemática.

Leitura

Na ilustração abaixo, você verá a quantidade dos estudantes previstos e presentes e a distribuição percentual dos resultados do Brasil ao longo dos quatro níveis da escala de proficiência.

Dos 2.492.601 estudantes previstos, 2.160.601 realizaram os testes de leitura e escrita e 2.206.625 o teste de matemática.

Veja agora os resultados por Regiões, e Estados

  1. Resultado de Leitura dos Estados da Região Norte

2. Resultado de Leitura dos Estados da Região Nordeste

3. Resultado de Leitura dos Estados da Região Centro-Oeste

4. Resultado de Leitura dos Estados da Região Sudeste

5. Resultado de Leitura dos Estados da Região Sul

Matemática

Na ilustração abaixo, você verá a quantidade dos estudantes previstos e presentes e a distribuição percentual dos resultados do Brasil ao longo dos quatro níveis da escala de proficiência.

Dos 2.492.601 estudantes previstos, 2.206.625 realizaram os testes de matemática.

  1. Resultado de Matemática dos Estados da Região Norte

2. Resultado de Matemática dos Estados da Região Nordeste

3. Resultado de Matemática dos Estados da Região Centro-Oeste

4. Resultado de Matemática dos Estados da Região Sudeste

5. Resultado de Matemática dos Estados da Região Sul

Inep apresenta o novo Saeb

Servidores do Inep apresentaram as principais mudanças para o Saeb 2019. A apresentação ocorreu em Brasília no Seminário Internacional: Estatísticas Educacionais e Avaliação da Educação Básica, em 28/06/2018.

Agora que você já teve um panorama dos resultados do Saeb/ANA, acesse o relatório completo no site do Inep.