Inep
Inep
Dec 26, 2018 · 6 min read

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresenta esta narrativa multimídia com os principais resultados do ano de 2017 do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O objetivo é apresentar os resultados em um formato ilustrado, didático e em várias linguagens: documentários, gráficos, ilustrações, infográficos e animações. Com isso, o Inep busca ampliar o alcance dos seus resultados e oferecer subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais, como também para a produção de análises e estudos.

Estrutura da narrativa

Na primeira parte, vamos começar apresentando o Saeb e sua estrutura; em seguida, vamos apresentar um caso de sucesso na educação pública brasileira, que é a Rede Estadual do Espírito Santo e como se deram seus avanços, principalmente no Ensino Médio; depois vamos apresentar os principais resultados do Saeb, contextualizando o público alvo da avaliação.

Após entender a importância do Saeb e seus principais resultados, vamos te ajudar a compreender todas as funcionalidades do boletim da sua escola. Finalmente, vamos apresentar as principais mudanças do Saeb para 2019.

O que é o Saeb?

O Saeb é um sistema de avaliação em larga escala realizado periodicamente pelo Inep. O Saeb oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências, permitindo que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país.

Os resultados de aprendizagem dos estudantes apurados no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Por meio de testes e questionários, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes avaliados e contextualiza esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

Os níveis de aprendizagem estão descritos e organizados de modo crescente em Escalas de Proficiência de Língua Portuguesa e de Matemática para cada uma das etapas avaliadas.

Na edição de 2017, o Inep visitou mais de 73 mil escolas, e mais de 5,4 milhões de estudantes fizeram os testes de Língua Portuguesa e de Matemática nas etapas do 5º ano do Ensino Fundamental, 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. Além disso, foram aplicados questionários contextuais para estudantes, professores e diretores, e o questionário da escola. Os instrumentos foram aplicados entre 23/10 e 3/11/2017.

Nessa edição, além do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede pública, a 3ª série do Ensino Médio participou de forma censitária. Outra novidade foi a adesão das escolas da 3ª série do Ensino Médio da rede privada.

Um exemplo vindo do Espírito Santo

A rede estadual de educação do Espírito Santo é um ótimo exemplo para o Brasil. O Estado vem demonstrando um crescimento constante ao longo das últimas edições do Saeb. Em 2017, eles se destacaram em todas as etapas avaliadas e obtiveram os maiores índices de desempenho do Brasil no Ensino Médio.

O sucesso se explica principalmente pela capacidade que a gestão do ES teve em olhar para o restante do Brasil e se inspirar em outras experiências, como Ceará, Pernambuco e Goiás. A trajetória do Espírito Santo pode nos mostrar que para conseguir bons resultados "não é preciso reinventar a roda". Nesta série de vídeos que apresentaremos agora, a equipe do Inep foi até o Estado e registrou histórias de estudantes, professores, gestores e comunidade.

Haroldo Rocha, Secretário de Educação, e a Subsecretária Andressa Buss Rocha apresentaram três projetos prioritários da sua gestão na Secretaria de Educação do ES. Estes projetos são:

Vamos explicar um pouco sobre estes projetos nos minidocumentários abaixo.

Jovem de Futuro e a escola Francisco Nascimento

O Projeto Jovem de Futuro se confunde com a história da Escola Francisco Nascimento. Uma escola que tem um foco muito claro em aprendizagem e que utiliza as ferramentas de gestão do Projeto Jovem de Futuro para garantir que todos os estudantes estejam aprendendo, e ninguém fique pra trás.

Neste vídeo, vamos conhecer duas jovens estudantes, Ildinara e Samara. Ambas tiveram dificuldades de aprendizagem, mas a partir de um cuidado personalizado da escola, elas conseguiram se recuperar e hoje são estudantes exemplares. Veja a história.

Escola Viva

Apresentamos agora a Escola Viva São Pedro, uma escola que teve grande avanço em aprendizagem a partir de um projeto pedagógico que coloca o protagonismo dos estudantes e a realização dos seus sonhos em primeiro lugar. Ela é um exemplo do programa Escola Viva, que tem ganhado grande espaço no ensino médio do Estado.

Domingos Martins — Resolução de problemas aplicada a comunidade

Nós visitamos o povoado de Paraju, no município de Domingos Martins, na região das serras do Espírito Santo, uma região de população agricultora, e povoada por imigrantes pomeranos. É na escola Gisela Saloker Fayet que se registram os melhores resultados no Saeb de todo o Estado. No minidocumentário abaixo, estudantes, professores e a diretora da escola compartilham as estratégias e os aprendizados que permitiram a esta escola avançar tanto no Saeb.

Agora que já conhecemos a experiência de sucesso do Espírito Santo no Saeb, vamos apresentar alguns dados do público alvo dessa avaliação e os resultados do Saeb 2017.

A partir de agora, vamos apresentar os resultados do Saeb 2017. Os resultados estão divididos por áreas, Língua Portuguesa e Matemática, e por etapas: 5º ano, 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.

Para contextualizar melhor os resultados, vamos apresentar os dados de ganho de aprendizagem, que é a evolução da proficiência média em relação a última edição do Saeb. Veja no gif abaixo como isso funciona.

Além disso, nesta narrativa, o Inep traz o conceito de desigualdade de aprendizagem a partir do nível socioeconômico das escolas — INSE. Veja como funciona no gif abaixo.

Resultados do 5º ano do Ensino Fundamental

Resultados do 9º ano do Ensino Fundamental

Resultados da 3ª série do Ensino Médio

Como entender o resultado da sua escola

Agora que você já conheceu o Saeb 2017 e o exemplo de sucesso do Espírito Santo, como também viu os resultados do seu Estado, você pode conhecer o resultado da sua escola. Para isso, nós fizemos uma animação que explica, de modo didático, o boletim da escola, de ponta a ponta.

Para acessar o boletim da sua escola, entre no site do Inep.

Mudanças no Saeb pra 2019

Na edição de 2019, o Saeb vai mudar para melhor! No vídeo abaixo, nós explicamos as principais mudanças da próxima edição.

Esperamos que você tenha tido uma ótima experiência de leitura. Retorne sempre a esta narrativa quando quiser consultar os resultados, ou assistir aos videos.

E não se esqueça de compartilhar!

Inep

Written by

Inep

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade