Ovos são saudáveis?
Ainda é comum profissionais dentro do consultório e em programas de TV recomendando que o consumo de ovo seja o menor possível. O principal motivo seria evitar a elevação do colesterol e, consequentemente, o maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares (DCV). Isso foi acreditado por muito tempo, mas uma série de estudos vêm quebrando esses paradigmas com resultados bem interessantes e contrários à essa ideia.
Em um estudo recentemente publicado no Journal of Nutrition, os pesquisadores submeteram 37 indivíduos saudáveis à 2 semanas sem ovo, seguido de uma ingestão cada vez maior de 1, 2 e depois 3 ovos por dia por 4 semanas cada. Ao final de cada período uma amostra sanguínea era coletada para analisar o perfil lipídico, níveis plasmáticos de antioxidantes e biomarcadores de risco cardiovascular. Os resultados foram: 3 ovos ao dia promoveu um aumento na funcionalidade do HDL — fração do colesterol responsável por tirar o “excesso” de colesterol das células e levar ao fígado para ser excretado; um aumento nos níveis plasmáticos de antioxidantes carotenóides (luteína e zeaxantina presentes na gema do ovo e também em alguns vegetais) e um aumento no tamanho das partículas de LDL-colesterol, tornando-as menos passivas de serem oxidadas e, consequentemente reduzindo o risco de DCV.
Portanto, preocupe-se com o consumo excessivo de industrializados, tabagismo, sedentarismo, álcool, sono inadequado, estresse.. o ovo é o último dos seus problemas! É um alimento riquíssimo que dentro de um planejamento nutricional individualizado traz inúmeros benefícios.
REFERÊNCIA: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28077734
