Como se tornar gestor de seus ex-colegas?

Fazer uma entrevista, lidar com grupos de pessoas e entender o fit cultural de uma empresa são etapas bastantes significativas e que fazem parte do processo de crescimento profissional como um todo. Mas como manter a equipe em sinergia quando nos tornamos gestores dos nossos ex-colegas? É isto que veremos nesta matéria.

Com certeza quando nos tornamos gestores de nossos ex-colegas é normal lidar com aqueles comportamentos de “porque ele, e não eu?” nisso começa uma crise interna que pode causar quedas de desenvolvimento profissional em cada um que ali se encontra. Todos nós quando estamos executando alguma função na qual gostamos nos dedicamos ao máximo para atingir aquela meta estabelecida ou fazer aquele projeto com o máximo de atenção para evitar erros que possam atingir diretamente à empresa, a recompensa esperada por tamanha dedicação é ter um aumento de salário acompanhado de uma nova posição hierárquica.

Veja as principais práticas para ser um gestor que sabe lidar com esse tipo de situação:

Mostre que precisa de ajuda – essa é a forma de transpor humildade e necessidade do trabalho em equipe. Você como novo gestor precisa entender que na sua equipe há pessoas que entendem certa ferramenta melhor do que você. Não perca tempo se perguntando que pedir ajuda irá sujar sua nova reputação como novo gestor ,muito pelo contrário, essa é a maneira mais humana de lidar com situações que são difíceis no ambiente de trabalho.

Diga que a sua equipe é competente – Todos nós gostamos de elogios e, uma equipe que é reconhecida pelo seu trabalho executa sua função melhor. Mostre à eles que são os melhores oferecendo prêmios por metas atingidas e/ou elogiando quando for merecido. Criatividade nessa questão é tudo também, que tal tirar uma hora por semana para vocês assistirem algum documentário sobre trabalho em equipe ou algum filme que envolva os desafios do mercado de trabalho?

Estude e os façam ver isso! – Todo profissional que quer crescer em sua carreira tem de estudar constantemente os novos termos e novidades do mercado no qual ele se encontra. Chegue com o livro novo e indique aquele site que possui boas matérias do ramo, isso os fará ter a plena consciência de que você chegou ao cargo porque lutou muito por isso e, melhor: mostrará que você está aprendendo a todo momento. Seja o exemplo para os seus colegas!

Mostre que você é o novo gestor e veio pra ficar – Como gestor você deve mostrar liderança o suficiente para a sua equipe acreditar em você. Um projeto não deu certo? Assuma o erro e bola pra frente. Você não pode se colocar pra baixo frente à situações adversas. Lembre-se que ninguém mais tem o mesmo cargo que você ali, mostre capacidade de lidar com problemas.

Resiliência – Essa é uma palavra que para ser praticada precisa de muito esforço. Resiliência é a capacidade de se adaptar com as mudanças boas e ruins na qual você está enfrentando. Lembre-se que sua nomenclatura como gestor mudou muita coisa na sua equipe, inclusive a forma deles pensarem. Vai ter situações nas quais eles vão acreditar que a “culpa” é do novo gestor que não sabe lidar com a função ainda. Nesses casos demonstre paciência equilibrada com uma certa voz de autoridade.

Aprenda a fundo como liderar pessoas – Leia a frase abaixo:

“O desafio da liderança é ser forte, mas não rude; ser gentil, mas não fraco; ser ousado, mas não um valentão; ser humilde, mas não tímido; ser orgulhoso, mas não arrogante; tenha humor, mas sem loucura” – Jim Rohn.

Jim Rohn é considerado um mestre do empreendedorismo americano e expõe em sua frase o que é ser um líder. Você precisa saber dosar muitas coisas e lidar constantemente com julgamentos por parte da sua equipe. A palavra chave que resume isso é EQUILÍBRIO. É necessário saber falar sem parecer ser rude, ter empatia por seus colegas e saber que seu papel no cargo é motivar e ensinar sua equipe ser a melhor de todas.

Dê feedbacks – Funcionários muitas as vezes tem a dificuldade de aprender que existem sim, outros que possuem qualificações melhores que eles. Por isso treine-os para saber ouvir, indique livros como citado acima, faça reuniões e mostre vídeos que treine essa capacidade neles. Outra ideia válida é realizar reuniões nas quais os funcionários possam dizer as qualidades e defeitos um do outro de forma profissional para que eles possam se aperfeiçoar cada vez mais. Dar feedback faz parte de qualquer etapa da vida e, você como gestor precisará do entendimento disso a todo momento.

Reuniões, reuniões e reuniões… – Essa é com certeza a tarefa que vai te mostrar como você anda sendo como novo gestor da empresa. Pergunte sem vergonha alguma como a sua equipe está lidando com essa mudança, permita que eles mostre suas falhas e aponte o que precisa ser melhorado para benefício da equipe como um todo. Reuniões são pontos chaves para qualquer negócio, além de você ter seu próprio feedback, é daquela sala que surge as melhores ideias para alavancar as vendas do seu negócio!

Converse com o gestor que você entrou no lugar – Isso permite que você crie estratégias para lidar com sua equipe. Não é porque o gestor antigo saiu que isso significa que ele foi ruim no que fez. Marque uma reunião com ele e anote de forma clara as dificuldades que você pode enfrentar com o comportamento de cada profissional que ali se encontra. Além do mais esse gestor pode te ensinar algum jeito de lidar com aquela ferramenta difícil que você nunca mexeu antes! Lembre-se: Pedir ajuda não demonstra fraqueza e, sim vontade de aprender.

Deixe sua sala sempre aberta – Essa atitude simples demonstra que você ainda quer estar junto da sua equipe no dia a dia. Com essa atitude seus ex-colegas ficarão mais à vontade para ter um papo contigo. Além disso isso te fará estar por dentro de todos os assuntos.

Como você viu acima ter a aprovação dos seus ex-colegas não é tarefa fácil, mas saber lidar com a equipe de forma amigável e assumir seus erros é um bom passo pra começar!

Like what you read? Give Ingredi Lima a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.