Low Carb

conheça agora tudo sobre a contagem de carboidratos.

Dieta low carb — conheça agora tudo sobre a contagem de carboidratos.

A expressão low carb significa, em tradução livre, baixo carboidrato. A dieta que leva este nome, tem como regra a diminuição de carboidrato, grupo alimentar responsável por fornecer energia ao corpo. Em substituição, a gordura boa é adotada.

A Low carb é a queridinha do momento. Com a promessa de eliminar gordura de forma rápida e definitiva, esta dieta vem ganhando cada dia mais adeptos que há tempos lutam para conseguir perder peso, sem sucesso.

A dieta Low carb é baseada na forma como os nossos ancestrais se alimentavam, comendo apenas quando havia alimento disponível. Além disso, precisavam ir à procura da própria comida, gerando grande gasto físico. Desta forma, procura associar baixa ingestão de carboidratos com exercício físico.

Como funciona??

Esta dieta se baseia em algumas afirmativas:

  • Diminuir consideravelmente o consumo de carboidratos, incluindo muitas das frutas.
  • Aumentar o consumo de proteína, de preferência as mais gordas.
  • Aumentar o consumo de gordura saturadas.
  • Eliminar industrializados e processados.
  • Comer comida de verdade.
  • Comer quando realmente sentir fome, não somente vontade (existe uma enorme diferença).

Por que diminuir carboidratos

Os carboidratos são considerados os grandes vilões da dieta low carb. São os obstáculos que impedem o corpo de perder gordura. Mas por que isso acontece?

Os carboidratos contêm glicose, o açúcar que fornece energia ao corpo. Quando há ingestão excessiva de glicose, o corpo não consegue digeri-la e acaba armazenando em forma de gordura.

Na dieta low carb, este macronutriente precisa ser restringido e substituído por alimentos com baixo índice glicêmico, isto é, que não elevem muito o nível de glicose no corpo.

Carboidratos que devem ser evitados: Pães, arroz, macarrão, tubérculos, aveia, manteiga, tapioca etc. A lista de permitidos é enorme, quem quiser receber a lista completa só me enviar um e-mail.

Importância da gordura boa

Para os adeptos da dieta low carb não se deve deixar de consumir gordura, pelo contrário, a gordura considerada boa, é parte fundamental no prato. É ela que vai oferecer energia ao corpo como substitutos dos carboidratos, além da energia retirada da gordura armazenada no corpo. Estas duas situações acontecem quando o corpo entra em Cetose.

Além disso, a gordura boa dá maior saciedade, fazendo com que as pessoas comam menos, e assim, percam peso.

Exemplos de alimentos que possuem gordura boa:

  • Azeite de oliva
  • Manteiga
  • Banha de porco e bacon
  • Óleo de coco
  • Abacate
  • Oleaginosas: castanhas, de preferência a Castanha do Pará, e sementes como chia e linhaça.
  • Ovo, incluindo a gema.

Alimentos que devem esta presente em seu prato são: carne bovina e suína, frango, salmão e peixes gordos, etc.

Cetose

A Cetose é um estado metabólico em que o corpo se encontra ao obter energia através de outras fontes que não os carboidratos, os mais comuns fornecedores de energia. É uma das características da dieta low carb.

Em vez de buscar energia no carboidrato dos alimentos, o organismo retira a forca que precisa da gordura já acumulada no corpo. Esta é justamente a gordura que precisa ser eliminada, a gordura que incomoda.

Para entrar em estado de Cetose, o indivíduo precisa limitar o consumo de carboidratos à quantidade mínima de 20 gramas por dia. Por isso é necessário uma alimentação saudável que consiga sustentar o corpo, antes acostumado a uma dieta rica neste grupo alimentar.

A dieta low carb, apesar de estar fazendo muito sucesso e prometer resultado rápido, deve ser encarada com muito cuidado. Cortar totalmente da alimentação um macronutriente como os carboidratos que oferece energia ao corpo pode gerar efeitos danosos à saúde.

Caso precise perder peso rapidamente e esteja interessado na dieta low carb, procure um nutricionista e solicite mais informações. Só um profissional qualificado pode elaborar um plano alimentar que melhor se encaixe no seu perfil.