Uma BOA feminista

Ingrid Peixoto
Aug 24, 2017 · 3 min read

Não, eu não quero ser uma boa feminista. Boas feministas são aquelas que não incomodam muito, ou não incomodam quase ninguém. Que não entram em debates chatos. Feministas boazinhas não precisam ver machismo em tudo. Feministas boazinhas não criam atritos “desnecessários”. Boas feministas inclusive, precisam validar a opinião dos homens sobre o feminismo. Isso é muito importante para ELES. Boas feministas sempre aceitam as críticas vinda dos homens sobre como elas devem fazer um BOM feminismo para ELES se sentirem bem. Boas feministas nunca vão fazer piadas sobre homens porque isso pode ferí-los diretamente nos seus egos falocentrados. Boas feministas nunca devem se referir aos homens generalizando-os como a classe dominante porque NEM TODOS OS HOMENS NÉ? E jamais devem argumentar de forma agressiva! Afinal, isso é coisa de homem né mesmo? Mulheres são seres dóceis, pacíficos e precisam explicar tudo de forma doce para não magoar ninguém. Imagina que chato uma feminista que magoa justamente o sentimento dos homens? Isso não se faz.

Mas eu não quero ser uma boa feminista.
Para os machistas, eu quero ser a feminista chata, a que incomoda, a que causa desconforto, a que aponta um espelho para que você se autoreconheça, a feminista sarcástica e debochada, mas que te faz repensar atitudes, posicionamentos e privilégios, e te acrescenta empatia. A feminista que te coloca pra pensar. E te faz refletir. A feminista que te explica porque a broderagem é cruel com as mulheres. A feminista insuportável que te mostra que seu amigo/parente/ídolo é machista e você também é. A feminista chata que não se importa em colocar mulheres em primeiro lugar. Eu quero ser a feminista sem medo de não ter o selo-de-aprovação-masculina-do-bom-feminismo.

Para as mulheres, eu quero ser a feminista que ajuda a desconstruir nossas rivalidades e chama para a sororidade, a que te convida a não calar, a que te leva a enxergar além da superfície, a que te coloca ciente da sua opressão, a que te tira a paz. Quero ser a feminista que te mostra que o mundo maltrata muito mulheres, mas que juntas podemos mudar isso. Quero ser a feminista que vira uma amiga. Aquela feminista-amiga com quem se pode contar a qualquer momento.

Eu quero ser a feminista que te diz que não ser machista não é suficiente num mundo misógino, é preciso sim SER FEMINISTA. E DAQUELAS BEM CHATAS.

Definições importantes:

Feminismo: é um movimento de libertação feminina que busca a equidade política, social e econômica entre os sexos. É um movimento feito PARA E POR mulheres. As opiniões masculinas sobre como fazer-um-bom-feminismo não são contabilizadas. Grata.

Machismo: são os comportamentos que colocam os homens como superiores às mulheres e estão inseridos em um sistema de dominação estrutural chamado patriarcado.

Sororidade: é o conceito de união e aliança entre mulheres, baseada na empatia e companheirismo mútuo.

)
Ingrid Peixoto

Written by

Uma leitora feminista, e nas horas vagas arquiteta e urbanista.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade