Teste de Funcionalidade, Teste de Desempenho e Teste de Usabilidade (Part 1)

Ingrid Carvalho
3 min readApr 4, 2019

--

O objetivo principal do processo de teste de software é detectar a presença de erros no sistema testado. Sendo assim, o teste bem sucedido é aquele que consegue determinar situações nas quais o software falhe. Para se alcançar tal objetivo, diversas são as técnicas que podem ser empregadas. A seguir são descritas algumas dessas técnicas.

Teste de Funcionalidade

Tem como função avaliar as funções do sistema observando se estão funcionando corretamente. Envolvendo testes anteriores como por exemplo, os testes de unidade, de integração, de sistema e etc. Testes de funcionalidade dão prioridade a navegação e as interações.

Além disso faz parte também checar se o mesmo está adequado aos objetivos do negócio, se o campo de busca está enviando resultados relevantes e se as mensagens de erro aparecem junto ao box do formulário que foi preenchido incorretamente. Investindo tempo e recurso no projeto.

http://blog.sippulse.com/conhecendo-os-testes-de-softwares/

Teste de Desempenho

Verifica o desempenho do sistema em relação ao tempo de resposta para determinada operação. O objetivo é determinar quais mudanças poderão impactar a execução da aplicação, definindo a configuração de estrutura mínima que permitirá ao software atender ao que foi especificado, minimizando os riscos relacionados aos requisitos de desempenho.

São exemplos de testes de desempenho o tempo de resposta de um sistema bancário para processar uma operação, o tempo de resposta do facebook para um upload de fotos e o tempo de resposta de um robô médico para responder aos comandos.

Contamos também com uma ferramenta chamada Jmeter com a funcionalidade para testar sistemas e aplicações web, obtém também a função de simular as ações do usuário medindo o tempo que o sistema responde a cada função que realiza.

Teste de Usabilidade

São aspectos que envolvem a experiência do usuário ao utilizar o sistema, ou seja, qual será a facilidade de usabilidade do sistema. O produto, que pode ser um site, uma aplicação web, um produto físico, não precisa estar completamente desenvolvido para ser testado.

Exemplos a serem analisados: A estética do website, definição e disposição de cores da interface do aplicativo, tipo de interface a ser utilizada (Touch screen, Gestos, Sensibilidade ao som). Obter também ajuda on-line e contextual e por fim um manual do usuário.

--

--

Ingrid Carvalho

Olá, escrevo aqui sobre aprendizados sobre ser uma testadora de software, se quiser me acompanhar aqui só aproveitar as aventuras que estão por vir.