Teste não é essencial.

Ingrid Carvalho
3 min readMar 28, 2019

--

Introdução:

Essa é a convicção de algumas empresas para cortar gastos, mas que tiveram em algum momento prejuízo, não testando corretamente plataformas criadas, resultando em casos como por exemplo o jogo do Rei Leão da Disney, que teve um marketing grande em relação ao lançamento, mas no final acabou prejudicado por problemas no funcionamento de plataformas que o jogo não “rodava”. Não teve investimento em teste de plataforma para garantir o total funcionamento do jogo antes do lançamento.

Outro projeto também que não teve planejamento foi o Projeto Ariane5 que levou em torno de 10 anos para ser feito, com um custo de 8 bilhões. Seu primeiro vôo em 1996 falhou aos 40 segundos após a decolagem, o foguete e sua carga avaliada em 500 milhões explodiram. Um teste de valores limites teria evitado o fato.

Esses acontecimentos são casos isolados, hoje em dia empresas investem em testes para seus sistemas, não dando chance para falhas.

Situação das Empresas:

Algumas empresas tem como objetivo ganhar o máximo de dinheiro possível em menor tempo de trabalho que acaba resultando em qualidade baixa no software. Desenvolvimento de software com prazo de entrega curto e qualidade nos projeto são os critérios de clientes exigentes. Programadores que não tem conhecimento algum sobre teste de software são encaminhados para cumprir essas funções mas acabam criando outro conflito, por criarem sites, jogos ou alguma outra ferramenta não encontrarão alguma falha em seu código ou sistema considerando que seu trabalho está perfeito e livre de algum imprevisto. As empresas buscam por profissionais qualificados, principalmente os que têm mais conhecimento, certificações e experiência em Teste de Software para seu quadro, na busca de maior qualidade em seus produtos.

Perfil Profissional:

O perfil para o profissional que testa software é uma pessoa detalhista, disposta a achar qualquer erro, focada e pessimista. Qualificação é um diferencial no mercado de trabalho, sendo a maioria dos testadores não qualificados para sua função. Avaliar de forma criteriosa acertos e eventuais inconsistências, gerar dados sobre testes realizados, cumprir com prazos determinados.

Olá meu nome é Ingrid Carvalho Moreira, vou relatar aqui meu aprendizado com testes de software com uma série de textos descrevendo minha rotina diária de aprendizado, se quiser ler esse e os outros textos siga o link abaixo. Obrigada.

--

--

Ingrid Carvalho

Olá, escrevo aqui sobre aprendizados sobre ser uma testadora de software, se quiser me acompanhar aqui só aproveitar as aventuras que estão por vir.