Carta de Apresentação - Iniciativa Mulheres Unidas RS

A Iniciativa Mulheres Unidas RS surgiu em 2014, num momento particular de luta política por permanência de direitos das mulheres, quando a Secretaria de Políticas para Mulheres do Rio Grande do Sul (SPM/RS) estava as vias de ser extinta pelo novo governo.

Desde então, buscamos articular mulheres de todas as realidades numa luta política cada vez mais plural por mais direitos e políticas públicas para mulheres gaúchas, ao mesmo em que também tecemos críticas a questões de ordem universal e pautas essenciais à vida das mulheres (como direitos sexuais e reprodutivos, mais mulheres na política, equidade salarial e assim por diante).

Somos um coletivo com o desejo de transformar para melhor a realidade das mulheres através de ações práticas, lutando sempre por direitos de equidade sociopolíticos quanto a questões de gênero, buscando explicações - sempre que pertinente - de governos e autoridades quanto a tudo que concerne a vida das mulheres e cobrando (a falta de) políticas públicas por parte do Estado.

Nossos objetivos são sempre políticos, embora não partidários. Somos feministas, e o que fazemos é aplicar a teoria feminista em prática. O Mutirão 8 de Março - Pela Vida das Mulheres é uma prática feminista; nossa luta pela permanência e hoje retorno da SPM (Secretaria de Políticas para Mulheres) é uma prática feminista, e nossas discussões concernem sempre o feminismo.

Lutamos por uma mudança social revolucionária, que acabe com a opressão, a dominação e a exploração de mulheres - que acabe com o patriarcado.