Case “Novo Gol 2017 — Irmãos”

Líder de vendas por longos 23 anos no Brasil, o Gol mudou. A Volkswagen apresentou a dupla Gol e Voyage, ambos remodelados para reposcionar os dois modelos no mercado nacional. A missão é das mais dura: retornar ao topo da liderança, perdida para o Fiat Palio em 2014 e, no ano passado, para o Chevrolet Onix. Por isso, a Volks investiu em um novo visual, acabamento diferenciado no painel de instrumentos e a intrudção do motor 1.0, de três cilindros, no hatch Gol. Além disso, para chegar mais próximo desse objetivo, a marca lançou uma propaganda que está no ar há cerca de 1 mês e já é citada entre as mais emocionantes, inovando também na linguagem utilizada.

No filme, um rapaz leva o seu pai a um encontro de família. Enquanto dirige, o filho o questiona por estar há tanto tempo sem falar com o tio, Alberto. O pai responde que o tio Alberto, seu irmão mais velho, sempre foi muito “cabeça-dura”, enxergando-o apenas como o irmão caçula competitivo. Neste momento, sem que o pai perceba, o rapaz liga para o número do tio via App-Connect, um dos novos aplicativos do carro, para atender às exigências da modernidade. O pai segue falando e desabafa sincero sobre o irmão: “Se ele soubesse quanto me espelhei nele para ser quem eu sou hoje. Eu tenho muita coisa para falar, mas aposto que ele nem vai ouvir…”. Enquanto isso, o tio, do outro lado da linha, escuta comovido as palavras do irmão. Ele o interrompe e revela que está acompanhando a conversa. O pai é pego de surpresa, emocionando-se. Ao chegarem à reunião de família, os dois irmãos se veem e se abraçam. A voz em off assina: “Novo Gol. Forte como todo Gol. Conectado como nenhum outro”.

Este case, prova que tocar o emocional dos espectadores é uma estratégia que garante parte do sucesso. Em tempos de crise, não foram encontrados números que indiquem que a propaganda realmente tocou o bolso dos consumidores e fez com que as vendas crescessem,porém agradecemos quando nascem propagandas que nos fazem suspirar e esquecer um pouco do caos instalado no país. Se você ainda não viu, pode conferir abaixo:

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.