Entrevista com o Prata da Casa: Juliana Araujo

O curso de Relações Públicas da FAAT Faculdades existe a mais de 10 anos e é muito bem avaliado pelo MEC. Ao longo destes anos, a faculdade formou excelentes profissionais que hoje atuam com excelência no mercado de trabalho. A partir disto, queremos mostrar quem são estes profissionais chamados “Pratas da Casa” e como eles atuam em seu dia-a-dia.

Iniciamos nossa série com Juliana Araujo que é formada em relações públicas pela FAAT faculdade e pós-graduada em gestão de marketing pela FGV. Iniciou sua carreira em um escritório de representação comercial, atuando na área administrativa durante 3 anos. Após este período começou a trabalhar no setor de comércio exterior de uma das maiores multinacionais instaladas no Brasil, a Bosch Rexroth. Depois de dois anos, iniciou seu estágio na área de comunicação e marketing, também na Bosch, onde atua até hoje exercendo funções tanto de comunicação, quanto de marketing.

1. InovaRP: Você pode descrever brevemente seu histórico profissional?

Juliana Araujo: Durante o período do colegial fiz um curso de administração de empresas, por conta disso aos 16 anos comecei a trabalhar em um escritório de representação comercial. No primeiro ano de trabalho minha função foi secretariar um executivo e nos dois anos seguintes atuei em vendas nesta mesma empresa. Em 2007, aos 19 anos, fui aprovada no processo seletivo para trabalhar na Bosch Rexroth no setor de comércio exterior. Depois de dois anos comecei a estagiar no departamento de comunicação e marketing, também da Bosch, onde atuo até hoje.

2. InovaRP: Porque escolheu estudar relações públicas?

Juliana Araujo: Foi um acaso muito feliz a escolha de relações públicas. Durante o colegial eu pensava em fazer direito, pois gostava muito da área de promotoria. No entanto, eu tinha uma amiga de longa data (Juliana Rett) que fazia relações públicas e um dia ela me falou sobre o curso: disse que ela gostava bastante, que achava que eu tinha muito perfil da profissão e que, por isso, me indicava. A partir disso fui pesquisar mais sobre a área, e dois fatores me agradaram bastante: a possibilidade de escrever (sempre adorei escrever) e a atuação em eventos. Então foram esses motivos que, inicialmente, me levaram a escolher RP.

3. InovaRP: Como você avalia o curso de RP da FAAT?

Juliana Araujo: Eu tive excelentes oportunidades na FAAT. Tive aulas com professores de bastante destaque no mercado de RP. Realizei vários projetos através da Agência Experimental. Participei de muitos eventos em outras universidades, visitas monitoradas em grandes empresas, concorremos à prêmios, enfim, naquela época, a FAAT apoiava e acreditava no curso de RP e isso refletiu muito na qualidade da minha formação profissional.

4. InovaRP: Como foi sua inserção no mercado? Você fez estágio?

Juliana Araujo: Sim, eu fiz estágio na Bosch Rexroth por cerca de 8 meses, durante o quarto ano da graduação. Minha principal atividade neste período foi o evento de comemoração dos 45 anos da nossa unidade no Brasil. Após esses 8 meses eu fui contratada para trabalhar no departamento de comunicação e marketing onde atuo até hoje.

5. InovaRP: Conte mais sobre sua área de atuação. Ela é diretamente envolvida com relações públicas e comunicação?

Juliana Araujo: Sim, as minhas atividades são diretamente relacionadas a área de comunicação e relações públicas. Ao longo dos anos elas passaram por várias mudanças, mas atualmente sou responsável pela assessoria de imprensa da nossa unidade, pelas nossas revistas e jornais (locais e mundiais), pelo gerenciamento do Facebook, pela administração do budget e também pelo planejamento estratégico de C&M, além de alguns eventos corporativos.

6. InovaRP: Qual sua maior dificuldade na área?

Jualiana Araujo: Acredito que não seja só a minha maior dificuldade, mas também a de todos os profissionais de comunicação: fazer cada vez mais com menos recursos. O mercado apresenta instabilidade econômica há alguns anos e claro que isso impacta diretamente na área de comunicação e na verba disponível para as ações estratégicas de relacionamento. Diante deste cenário, as palavras de ordem são: criatividade, assertividade e planejamento.

7. InovaRP: Como é o mercado de trabalho para um recém-formado?

Juliana Araujo: Atualmente está desafiador para qualquer área ou especialidade. Uma dica muito valiosa é: fortaleça o networking. A rede de relacionamentos é muito importante, especialmente quando estamos ingressando no mercado de trabalho. E, claro, precisamos ficar antenados e nos preparar para as boas oportunidades.

8. InovaRP: Se pudesse dar um conselho aos estudantes de RP, qual seria?

Juliana Araujo: O meu conselho seria: façam boas escolhas e sejam agentes de suas próprias carreiras. Busquem fortalecer o networking. Busquem participar de cursos e congressos (mantenham-se atualizados). Sintam quais são suas áreas de aptidão e escolham aquilo que realmente lhes dá prazer. Escolham estudar mais, escolham estar mais disponíveis, escolham se relacionar com as pessoas certas. Façam escolhas conscientes e não esperem que nada caia do céu, busquem as boas oportunidades, não esperem o acaso e a sorte, pois eles podem não acontecer.

Não deixem de ver este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=EjMjs6ob9sg

“O que você vai dizer pra você mesmo quando chegar no futuro?”

Juliana Araujo

Formada em Relação Públicas pela FAAT e especialista em gestão de marketing pela FGV