Públicos?!

Sim, públicos! A essência de toda e qualquer organização. Mais do que o público-alvo para sua marca/produto, estamos falando de todos os públicos que de alguma maneira tem relacionamento com sua organização, dos colaboradores ao cliente final.

Não temos o intuito de lecionar nenhuma teoria das Relações Públicas, mas é impossível ter um blog centrado nessa profissão sem falar do que nos move. A importância da comunicação com os públicos de interesse (também conhecidos como stakeholders) é primordial. Somos vítimas ou causadores de ruídos na comunicação que acontecem quando ela não é planejada ou bem executada.

Mais do que um quadro de avisos ou reuniões mensais. Estabelecer relacionamento exige tempo e esforço de todas as partes envolvidas. Mesmo que não exista um setor de comunicação em sua organização — seja você o chefe ou o colaborador — se preocupe em informar e se relacionar de maneira adequada e assertiva, e com os resultados positivos será notável a necessidade dessa ferramenta humana preciosa. Mais do que falar aos seus públicos, ouvi-los trará crescimento para todos os envolvidos e melhorias no clima. Pode ser um início difícil, mas garanto que trará o retorno que você espera. Comece “pesquisando” o ambiente, seus públicos. Enxergue quem são seus stakeholders e a melhor linguagem para entendê-los e se fazer entender.

Comunicar-se de modo assertivo abrirá caminhos para troca de ideias e conhecimento de novos mundos que irão melhorar o seu.