Resenha do livro O vendedor na era digital: como vender por e-mail, internet e redes sociais. FRAZÃO, César; KEPLER, João.

Este livro abarca o tema de como podemos conhecer o novo consumidor, quem é e o que ele quer, e conseguir aumentar as vendas utilizando ferramentas do mundo digital.

Houve um crescimento muito grande das mídias sociais, porém nem todos conseguem alcançar esse ritmo sociocultural tão acelerado. Mas para isso estamos nós, profissionais da comunicação para ajudar na atualização destes meios digitais, em seus negócios.

Antigamente, fazer compras on-line era desafio tanto para o vendedor, quanto para o consumidor. Acompanhado de dúvidas, o consumidor não conseguia se entregar por completo à compra. Será que o produto é realmente de boa qualidade? Como efetuo meu pagamento? Como entregarão em minhas mãos o produto? E se eu tiver uma reclamação, com quem eu falo?

Hoje em dia são tantos os serviços, a credibilidade e a conveniência de pedir, pagar e receber em casa, comodamente, que os produtos desejados começaram a se popularizar boca a boca, e a desconfiança deu lugar à experimentação. Com o surgimento dos blogs, sites e redes sociais, facilitou muito a experiência de compra do consumidor. Sempre que precisamos certo produto, a primeira coisa a se fazer é procurar nestes meios por opiniões, recomendações, avaliações, recompensas, experiências, compartilhamentos, customizações, nichos e, principalmente, ofertas que não encontravam em lojas físicas.

Mas assim como o consumidor, o vendedor também precisa atualizar-se e adaptar-se à esta nova cultura de mercado. Saber em que meios divulgar o seu trabalho, qual conteúdo passar para o seu público-alvo, e certamente, conhecer o seu público-alvo.

As mídias sociais são um canal de comunicação que ajudam a criar e manter o relacionamento com antigos e novos clientes, e sem dúvida, executar estratégias de marketing para o seu negócio.

Porém muita gente acredita que só fazendo uma fanpage no Facebook já basta. O livro ensina diversos caminhos de como vender pela internet e como se tornar um vendedor digital de sucesso e para isso um ponto chave deve ser tomado em conta: conteúdo relevante. Imagine só, com tanta informação circulando por aí, o consumidor se tornou ainda mais exigente. Suas expectativas são altas, e eles esperam consistência. Ou seja, este deve publicar o seu melhor conteúdo, que se destaque no meio de tantas outras informações, e claro ser direcionado para o seu público específico.

Existem várias formas de divulgar o seu produto pela internet, mas tudo depende de quanto você quer investir, quanto tempo você tem para se dedicar às ações na internet e qual o tamanho da sua empresa ou do seu negócio.

Contudo, para que você tenha uma estratégia de marketing eficiente, para que exponha bem seu produto ou sua empresa, é preciso definir um objetivo. É importante, no entanto, entender qual o retorno esperado com a divulgação ou o marketing digital: Você quer vender mais? Precisa converter mais da metade das visitas em vendas? Quer divulgar uma marca? Quer ser conhecido?

Respondendo estas perguntas, você trabalhará com as oportunidades que as mídias sociais fornecem de maneira assertiva: Criação e divulgação de vídeos, links patrocinados em buscadores e comparadores, anúncios em redes sociais e sistemas de gerenciamento de publicidade, e-mail marketing, programa de afiliados e/ou sistemas de gerenciamento de publicidade, banners em sites direcionados para o tipo de negócio em que atua, banners em sites de visibilidade e grande visitação.

Outro fator importante, são os buscadores, como o Google. Se o seu conteúdo for relevante, mais pessoas vão procurar pelo seu negócio, e consequentemente você irá subir nos rankings de preferência.

A internet é uma comunidade, que deve ser conquistada pelo seu negócio. Saber usar as ferramentas certas para divulgar o seu trabalho, gerará mais vendas.

Amigos e seguidores são de suma importância. Eles são influenciadores de opinião e podem compartilhar para outros amigos o seu negócio.

Para conquista-los você deve ter um perfil completo com fotos, informações e dados, criar conteúdo relevante, seguir pessoas influentes e líderes nas suas áreas de interesse, recomendar pessoas, escrever sobre algo que valha a pena ler, ajudar sempre a quem puder, agradecer sempre, fazer sorteios e promoções, dar dicas e mostras soluções e exemplos para alguns temas, responder sempre ao que lhe é questionado ou solicitado, participar de comunidades e discussões, compartilhar postagens interessantes dos seus amigos, parabenizar seguidores nas datas importantes e comemorativas, não padronizar as mensagens, não falar bobagens nem entrar em polêmicas, não discutir o “achismo” pois esta é a pior maneira de se apresentar diante as redes sociais, conversar, comentar e interagir , oferecer sutilmente seus produtos/serviços, relacionar-se com pessoas relevantes e famosas.

Uma das ferramentas práticas é o e-mail marketing. É um e-mail padrão que enviamos a grande quantidade de pessoas praticamente ao mesmo tempo.

É importante ter vários canais de vendas para não ficar refém de um único método; Os canais de vendas podem ser: telemarketing, malas diretas, panfletos, representantes comerciais, internet, e-mails marketing, entre outros.

Contudo, podemos observar que hoje em dia a divulgação de qualquer negócio é muito mais acessível do que antigamente. As mídias sociais estão sempre a toda velocidade, a cada dia surgindo novos aplicativos, novas tecnologias que podem incrementar a apresentação do seu produto.

Lucía Gomez.

Like what you read? Give InovaRP a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.