Feira ‘maker’ reúne tecnologia, cosplay, food trucks e muita arte em Santa Rita do Sapucaí

Há mais de 30 anos gerando empresas inovadoras para o Vale da Eletrônica, FETIN é um dos eventos pioneiros da “Cultura Maker” do país, antes mesmo do termo virar moda.

Conhecida como Vale da Eletrônica, a cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG), de 40 mil habitantes, sedia, além de mais de 150 empresas e startups de tecnologia, alguns dos eventos mais inovadores do país. Além do consagrado HackTown, que atraí milhares de pessoas do Brasil todo, outro evento de formato único que recebe público até de outros países é a FETIN, como é chamada a feira de projetos inovadores dos alunos do Instituto Nacional de Telecomunicação (INATEL), uma das principais faculdades de tecnologia do país. A edição 2017 vai de 25 a 27 de outubro, com programação intensa nos três dias. A participação é gratuita.

O destaque vai para as criações dos alunos do INATEL concebidas com base nas Metas Globais da ONU. Além de se propor a resolver problemas relevantes, os protótipos se utilizam dos conceitos mais atuais em tecnologia, como Inteligências Artificial, BigData e Internet das Coisas. A FETIN, aliás, é o maior gerador de empresas inovadoras que posteriormente se desenvolvem nas incubadoras e aceleradoras do polo. Projetos estrangeiros, de universidades parceiras do INATEL também têm grande presença. Você pode conferir os projetos participantes neste link.

A experiência da FETIN, no entanto, vai muito além da feira. Com formato espalhado pelo moderno campus da instituição, os três dias também contam com uma programação densa de palestras e workshops, feira de Food Trucks, atrações musicais (com bandas e artistas da região, como o Sax in the Beats, que recentemente se apresentou no Rock in Rio), grafite ao vivo e oficinas de arte, torneio de Arduíno, espaço ‘maker’ e até mesmo concurso de Cosplay, em que os participantes se vestem de personagens de mangá (histórias em quadrinhos japonesas), anime (desenhos animados japoneses), games e tokusatsu (séries live-action japonesas) , histórias em quadrinhos, filmes, seriados e séries animadas.

Para conferir a programação completa da FETIN 2017, basta acessar o site http://www.inatel.br/fetin/