Santa Rita recebe palestra de professor que viveu por um ano em contêiner de lixo

>>> inscrição grátis no link https://goo.gl/Qcu9P8

Na próxima terça, 09/05, às 18:45, o Auditório Aureliano Chaves, no Inatel, receberá uma palestra do norte-americano Jeff Wilson, intitulada AI’s Final Frontier: Your Living Room. O evento marca o lançamento do programa Conexão Austin / Santa Rita do Sapucaí, que vai conectar a capital do estado do Texas, nos Estados Unidos, ao Vale da Eletrônica. A apresentação será feita em língua inglesa (sem tradução), remotamente, em transmissão ao vivo exclusivamente para os presentes no local.

A entrada é franca, mas é necessário fazer sua inscrição grátis no link https://goo.gl/Qcu9P8

Jeff Wilson é CEO e fundador da Kasita, considerada uma das empresas mais inovadoras do mundo pela revista Fast Company. Ele também é professor de Ciências Ambientais na Universidade do Texas, em Austin, e foi nesta função, aliás, que em 2013 começou um projeto chamado Dumpster Project (Projeto Lixeira). Nele, Wilson criou, em parceria com os seus alunos, uma casa sustentável em um local totalmente improvável, onde viveu por um ano.

Os questionamentos que o moveram foram: “Em um mundo habitado por 7 bilhões de pessoas, como proporcionar aos jovens soluções sustentáveis de moradia? Como converter uma estrutura de apenas 3 metros quadrados em um espaço habitável? Como utilizar possibilidades tecnológicas, como Inteligência Artificial e Internet das Coisas, para tornar a qualidade de vida nestes espaços superior ao de onde vivemos atualmente? O resultado foi surpreendente, e deu origem à Kasita.

O projeto, segundo a Fast Company, tem potencial para transformar completamente a forma como habitamos o planeta.Por este motivo, a palestra de Jeff Wilson foi um dos destaques no festival SXSW, em Austin, que aconteceu em março deste ano.

O objetivo do programa Conexão Austin / Santa Rita do Sapucaí é promover a troca de conhecimento entre instituições das duas cidades, sem custo para a população local. Em princípio, culminará em uma série de palestras e apresentações feitas ao vivo, mas utilizando a internet para transmissões em tempo real para o público presente em um local escolhido. Futuramente, haverá encontros presenciais e até mesmo intercambio de iniciativas, profissionais e programas de cooperação entre as duas cidades. A iniciativa foi iniciada pelo Hack Town e conta com o apoio de empresas e instituições de Santa Rita do Sapucaí.