Anubhava: o início de uma nova experiência

O termo Anubhava foi traduzido por muito tempo como “experiência” e considerado como um erro pela visão Vedanta, que afirma que a “experiência não constitui o conhecimento”. Anubhava é compreendido, dentro da nossa visão, como a experiência e aquele que experiencia, a estrada e aquele que caminha nela, indivisível, o continuum.

Entretanto, não está relacionado a experiências vividas ou o desejo de vivê-las, ao tempo linear, conceitos filosóficos e/ou religiosos. Compreende, dentro das limitações que a palavra alcança, a experiência do Aqui e Agora!

É o experimento desprovido de interpretações ou propósito, o silêncio que não é a ausência das palavras, mas onde a vida pulsa e encontra o eterno dentro de cada um de nós.

Anubhava é a porta de saída que nos leva para dentro, que nos leva a compreensão de que não dependemos do outro para sermos feliz, para encontrarmos Deus ou encontrarmos o amor, e acima de tudo, para encontrarmos a nós mesmos. Isso é Anubhava.

O objetivo da nossa encarnação é desenvolver uma consciência superior. A percepção, a experiência viva é o reconhecimento da unidade, transcendendo os limites pessoais e compreendendo a unidade como um todo.

O que vemos e o que sentimos é fruto de imagens e sentimentos forjados a partir de julgamentos e rótulos, que nos impede de vermos a realidade. A auto-observação sem máscaras, sem ilusões mentais, sem identificação com seu nome, sua história, seu corpo, que nada mais são do que reflexo do seu ego.

Ver sem distorção, sem conhecimentos emprestados é o caminho que leva a unidade, o caminho que leva a experiência viva, o caminho que nos leva ao Anubhava.

Mas não queremos limitar o Anubhava à teoria, à força de sua palavra. Queremos promover essa experiência de fato, fazendo jus ao seu conceito.

Com esse intuito, foi criado o Intituto Anubhava, centro de terapias integradas, que tem o propósito de difundir a cultura do Yoga e do Ayurveda em território nacional, promovendo cursos, palestras, workshops, congressos, grupos de meditação, oficinas, atendimentos terapêuticos e aulas regulares para o público em geral.

Igualmente, temos o interesse em firmar parcerias com profissionais de saúde e terapeutas, que trabalhem com uma visão espiritualista do ser, com o objetivo de oferecer serviços de excelência em terapias holísticas, atendendo a necessidade crescente de não só trazermos o sagrado para a nossa vida cotidiana, nosso trabalho, nossa família, nosso amigos, mas descobrirmos o real significado dessa existência, colocar nosso talentos a serviço da humanidade, realizar nosso Dharma.


Fernando Sujan
Professor e terapeuta, com especialização no Ramamani Iyengar Memorial Yoga Intitute e no AVP Ayurveda.