Black Friday ascende a perspectiva no comércio nacional

Janiarla Azevedo

Chamada da Black Friday na rede de supermercado Bom Preço. Foto; Janiarla Azevedo!�

No próximo dia 25, acontece o evento que promete oferecer descontos em todos os segmentos no comercio, visando atrair o consumidor com grandes ofertas, é a chamada Black Friday, evento tradicional no mundo inteiro e, muito aguardado no cenário nacional. Grandes empresas e marcas já se posicionam nas redes para chamar a atenção dos mais variados perfis de cliente. Mas o que parece ser uma grande oportunidade de economia, pode também ser uma armadilha para o consumidor.

Segundo uma pesquisa inédita realizada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mais brasileiros pretendem investir no evento em 2016, se comparado ao ano passado, cerca de 7 entre 10 consumidores, o que leva o comércio a uma acirrada disputa por esse possível comprador. Além disso, a maior expectativa de compras, será pela internet, o site aponta as principais lojas participantes do evento e suas ofertas.

Vale lembrar que, para às empresas que desejam participar da Black Friday, é necessário ter um planejamento prévio, caso contrário, elas podem não ter o retorno esperado. Rever estrutura, compras de produtos, fluxo de compras e principalmente estar preparado para margens menores de lucro, são ações fundamentais para o sucesso nas vendas, sugere Diego Ivo, CEO da Conversion, em entrevista para o portal Exame.com.

Já para o consumidor, ficar de olho no que às marcas e lojas oferecem é fundamental. Não é difícil encontrar lojas se aproveitando da data para elevar os preços de alguns produtos antes do evento, dando a falsa impressão de redução no valor. Maquiar os preços para tentar atrair o cliente pode gerar dor de cabeça tanto para quem compra, como para quem vende.

A consumidora Zenaide Capoulade que há quatro participa da Black Friday, compartilha algumas dicas para não ter surpresas desagradáveis após a compra.

Monte o quebra-cabeça e descubra qual item eletroeletrônico esteve entre os mais procurados em todas as edições do evento no país.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.