COLETIVO VERDEJAR COMPLETA UM ANO DE ATUAÇÃO EM DEFESA DA ARBORIZAÇÃO DE FORTALEZA
Grupo sai do comodismo e contribui de forma voluntária com a preservação do verde na capital
Clebiana Pinheiro
Ao completar um ano de existência, o Coletivo Verdejar, grupo de voluntários que trabalha em defesa das árvores e do meio ambiente em Fortaleza, soma êxitos e se prepara para novos desafios. Criado em setembro de 2015, o coletivo possui atualmente 2.880 seguidores no Facebook, e reúne centenas de pessoas em suas ações na capital.
Entre as ações que são feitas pelo grupo estão: oficinas de plantio de árvores, intervenções urbanas, plantios, trilhas, eventos abertos e apoio à outros grupos com causas comuns.
Alguns dos plantios realizados pelo Verdejar neste ano aconteceram na Praça do Ferreira em janeiro, onde foram plantadas mudas da espécie Pau Branco, em abril foram plantadas várias espécies de árvores durante a oficina de plantio realizada no Parque do Cocó, e em junho o plantio foi na ciclovia da avenida Washington Soares, em parceria com outros coletivos ambientais.
O coletivo tem participado ativamente das reuniões e fóruns relacionados ao meio ambiente em Fortaleza, e tem sugerido algumas ideias para a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente para melhorar a arborização urbana da capital, como: fazer o plantio de espécies de árvores nativas, fazer a poda correta das árvores, fazer a irrigação correta das mudas, revitalizar os parques municipais e promover ações de incentivo a conscientização ambiental da comunidade.
De acordo com o professor de literatura e integrante do coletivo Verdejar, Carlos Augusto Lima, o grupo não possui nenhum tipo de representação hierárquica. “O Verdejar é de todos. E qualquer integrante pode colaborar com o coletivo e se articular dentro de sua vertente da maneira que lhe convêm. A ideia do coletivo é de apropriação da causa. Sendo assim, quem quiser se engajar no grupo e realizar suas as ações será sempre bem-vindo”, explica Carlos.


Neste domingo (9), foi realizado no Parque Parreão, localizado entre a avenida Eduardo Girão e avenida Borges de Melo, no bairro de Fátima, a terceira edição do “Brincando de Verdejar”, evento cuja ideia é de ocupar sempre uma área verde da cidade e realizar brincadeiras no local, com o intuito de proporcionar ao público o conhecimento e a interação com as áreas verdes de Fortaleza.