Falta de incentivos faz parte das vivências dos praticantes de muay thai

O esporte proporciona benefícios para saúde do corpo e da mente

Maria Amélia Gomes

Thaysmênia Oliveira durante treino de muay thai. FOTO:DIVULGAÇÃO

Na Tailândia, sua cidade de origem, o muay thai é algo enraizado na cultura do povo. No Brasil, a atividade se consolidou em detrimento da busca da saúde do corpo, primeiramente, para em seguida ser um instrumento de competição. No Ceará, essas competições existem, mas ainda são pouco divulgadas.

Thaysmênia Oliveira, 22 anos, sempre teve habilidade com a prática de atividades físicas e em 2012 conheceu o muay thai. Os treinos foram interrompidos por causa de uma lesão, e, em 2014, retomou as atividades com o intuito de emagrecer. (ÁUDIO 1)

Com incentivo de seu treinador, aceitou o desafio de participar de competições, com treinos de três a quatro vezes por dia. Entre os fatores limitantes para os competidores da modalidade, a falta de patrocínio e a falta de divulgação das competições.

Hoje, Thaysmênia reside em Aracati, município do Ceará, e diz que há deficiência quanto aos incentivos ao esporte na cidade, mesmo percebendo que isso faz parte de um processo e há de ver a modalidade crescer na região, a partir do incentivo financeiro e da criação de competições.

Benefícios
Entre os principais benefícios proporcionados pelo muay thai, principalmente, quando trabalhado de maneira associada, com acompanhamento do educador físico, estão: maior flexibilidade, músculos bem definidos e menos gordura, além de força e resistência. Outros estímulos também são proporcionados pela atividade, como: disciplina, coragem, autoconfiança, coordenação motora e agilidade mental.

Para os que não praticam atividades físicas, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada em 30 de junho de 2016, é recomendado praticar pelo menos 150 minutos semanais de exercícios físicos leves ou moderados, ou 75 minutos de atividades intensa.

Monte o quebra-cabeça e confira um dos itens utilizados pelos competidores de muay thai:

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.