O WhatsApp não é o bastante para sua empresa

Talvez você se pergunte: “Mas o WhatsApp tem resolvido muitos dos meus problemas de comunicação. Então, por que eu deveria me preocupar com isso?”.
Como bom administrador que sabemos que você é, concordará que é complicado apostar em uma tecnologia que fica do outro lado do Atlântico, e que suas quedas, orquestradas pela “Guerra das operadoras”, influenciam diretamente em muitos pequenos negócios; e que é algo complicado deixar a sua equipe ficar trocando mensagens em um aparelho pessoal, comprometendo a produtividade, e muitas vezes carregando seus clientes para outro negócio — até para o concorrente muitas vezes.
Desde que o WhatsApp ganhou notoriedade e a internet se tornou cada vez mais popular no Brasil, é normal ver pequenos, médios e grandes negócios usando a plataforma não apenas para auxiliar na gestão da equipe, mas também para trocar rápidas informações com clientes a fim de tornar a produção mais rápida e mais fácil.
Não que seja errado..
Mas estamos realmente seguros usando esse aplicativo?
Um dos problemas é o Phishing
Phishing são ataques virtuais para capturar informações e dados pessoais super importantes através de algumas mensagens falsas. Nessas ocasiões, as pessoas conseguem colher senhas, números de cartões, dados bancários… E muitas outras coisas!
Isso acontece do WhatsApp através, por exemplo, da sua versão Web. Se o ladrão tiver acesso ao QR Code da sua tela, pode direcionar o usuário para apresentar qualquer página que ele queira, inclusive criar uma página falsa do próprio Web WhatsApp para roubar dados.
Leia também:
Até quando você vai perder dinheiro usando telefonia tradicional no seu negócio?
Entenda o VoIP: tecnologia que permite ligações via internet
Principais mitos e verdades sobre telefonia VoIP
Este é um dos vários problemas de falha de segurança usando phishing, mas há outros! Como por exemplo o armazenamento de mensagens que, apesar de criptografados, não garantem segurança total das informações armazenadas já que há dribles para burlar a criptografia, e a instabilidade do Whatsapp quando o governo decide bloqueá-lo.
Seu negócio precisa mais do que mensagens via WhatsApp
Mesmo em uma época de mensagens de texto chegando aos quilos em nossos smartphones, ligar ainda é a forma mais direta de poder conversar com alguém — e quando falamos de ter contato entre cliente e empresa esse ainda é o melhor caminho.
Clientes precisam do número da empresa para confiar ainda mais no negócio e ter um PABX virtual ajuda muito na percepção que ele terá da estrutura e organização que a empresa atua.
Outra coisa é que os ramais remotos, organizados por um PABX, podem ser controlados mesmo quando sua equipe está longe do escritório e fazendo home office. Na IntegraVoIP, por exemplo, é possível personalizar os áudios da fila de espera, acrescentar um áudio personalizado na URA, entre outras funções que profissionalizam sua empresa.
As relações entre as vendas e os clientes também mudaram bastante, onde, nos dias atuais, é necessário um baita exercício para com que o cliente passe a comprar da sua empresa e não da concorrente.
Para muitos clientes tradicionalistas, ou mesmo temerosos com a seriedade da empresa, ouvir a voz de alguém no outro lado da linha ainda é um grande sinal de segurança, confiabilidade e fator decisivo na compra de produtos e serviços.
Pare de perder vendas
Sim! Crie canais de facilitação para que o cliente sempre esteja em contato contigo. Abuse sim do uso das redes sociais, chats no seu site, landing pages para a captura de novos clientes, mas não deixe, literalmente, de ouvir a voz do seu cliente.
Confiamos em vozes que gostamos
A voz tem o papel fundamental de acompanhar o que sentimos e é por isso que ela ‘treme’ quando estamos inseguros. Ela também tem o grande poder de mostrar muito da nossa personalidade, por isso é um grande fator de acréscimo de carisma.
Pessoas com vozes envolventes, pausadas, com bons timbres, são pessoas que certamente vão gerar boas vendas — E isso não é mito! Um dos motivos de Barack Obama ter conquistado a presidência dos Estados Unidos da América foi porque sua voz era agradável, diferente da voz de Hillary que era ‘estridente’.
Isso tudo pra dizer: faça seus clientes ouvirem a sua voz! Vozes carismáticas, bem entonadas e bons ouvidos atenciosos, são ferramentas naturais e gratuitas que permitem que negócios saiam do zero e ganhem corpo.
Há uma necessidade gritante de pessoalidade nas vendas e isso está levando diversos bons negócios ao fracasso pela não percepção de que do outro lado dos monitores há pessoas com sentimentos, preocupações, vidas, desejos e anseios.
Atingir a falta de pessoalidade com uma boa voz por trás da linha mostrará um cartão de visita muito mais elaborado do que qualquer super design do mundo. Este um recurso que está disponível aí mesmo no seu negócio de forma gratuita.
Volte a conversar com as pessoas, a ligar e a interagir; ao montar essa estrutura para o gerenciamento dessas linhas entre em contato com a IntegraVoIP que usa Voz sobre IP garantindo custos bem menores da telefonia tradicional, sem burocracia e suporte pessoal — longe de robôs que tanto nos aborrecem.
