O Design de Jogabilidade de Nevermore - Sam

Chegamos, enfim, ao último personagem jogável de nossa série de postagens de design de jogabilidade. Tem sido uma jornada e tanto, e gostaríamos de tirar um breve momento para oferecer nossa mais sincera gratidão a todos vocês que vêm acompanhando e lendo as nossas postagens toda semana, é uma grande honra ver o crescente interesse em nosso projeto!

Pois bem, o personagem do qual vamos falar nessa postagem é, provavelmente, um dos mais inusitados de nosso elenco. Ele é um rapaz peculiar, mas com um coração e intelecto descomunais. Meus bons amigos deste mundo afora, digam olá para o nosso habilidoso manipulador de ioiôs, Sam.

Então, vocês podem estar se perguntando qual exatamente é a especialidade dele, considerando sua escolha inusitada de armamento. Os ioiôs dele conferem um bom alcance para seus ataques, mas sua capacidade de combate direto não é exatamente das mais primorosas devido a seus combos curtos e de baixo dano. Suas opções de mobilidade também não são particularmente notórias. A verdadeira maneira de fazer o Sam brilhar é através de uma mecânica relativamente comum em beat’em ups que decidimos utilizar como foco de sua jogabilidade: Agarrões.

Enrolados

Este é o movimento que inicia tudo. Ele é o ataque especial mais básico do arsenal do Sam e, apesar de não causar dano algum, ele o permite agarrar um oponente e entrar no que chamaremos de “postura de agarrão” de agora em diante.

Arte Tosca de Programador 01 — Ataque de agarrão do Sam

A utilização bem-sucedida deste movimento abre um leque de opções para o Sam utilizar dependendo da situação em que se encontra. Quando um oponente é atingido por este movimento, ele permanece completamente imobilizado por um tempo, até que ele consiga se soltar ou que outra condição cause com que ele seja liberado.

Hora da punição

Este é um ataque bem simples e direto que pode ser utilizado após o Sam assumir a postura de agarrão. Usando este movimento, ele pode punir o oponente capturado, causando dano continuamente por alguns instantes, liberando-o após alguns acertos.

Arte Tosca de Programador 02 — Ataque de constrição do Sam

Apesar deste movimento manter o Sam completamente imóvel e indefeso enquanto ele ataca seu oponente, esta é provavelmente sua opção mais eficiente para utilizar em combates um-para-um, o que faz deste o movimento ideal para lidar contra oponentes solitários, podendo também ser utilizado alternado com suas outras habilidades.

Maestria com ioiôs

Manter um oponente capturado fornece vantagens e desvantagens. Apesar de manter o oponente completamente imobilizado, isso também impede que o Sam se movimente, deixando-o relativamente indefeso. Mesmo assim, ter um oponente preso em mãos oferece ao Sam uma opção interessante para lidar com perigos próximos. Um elemento de sua filosofia de jogabilidade que tentamos destacar é a ideia de utilizar seus oponentes uns contra os outros, e este é um aspecto que pode ser observado em alguns de seus movimentos, como o demonstrado a seguir.

Arte Tosca de Programador 03 — Ataque de truque de ioiô do Sam

Este é um ataque especial que permite ao Sam lidar com oponentes próximos fazendo uso de um truque de ioiô contra os mesmos, utilizando o oponente capturado. Este é um ataque que causa dano ao oponente capturado e quaisquer oponentes atingidos, e pode ser utilizado múltiplas vezes para ambos os lados, então Sam pode utilizá-lo para cobrir ambos os flancos de forma eficiente. Este movimento também tem uma versão alternativa que pode ser utilizada contra oponentes aéreos, permitindo que ele se proteja contra atacantes vindos de cima também.

Faça meu mundo girar

Tudo parece muito bom, mas às vezes seus oponentes podem se encontrar muito distantes para que você os alcance. Ou então você precisa largar um oponente imediatamente para evitar perigos. Para estes casos, Sam tem um truque muito especial escondido nas mangas.

Arte Tosca de Programador 04 — Ataque de arremesso do Sam

Com este movimento, ele pode lançar um oponente agarrado contra outro, ou simplesmente em qualquer direção que desejar, girando como um tornado capaz de atingir tanto oponentes aéreos como terrestres. Este movimento causa dano considerável ao oponente lançado, assim como quaisquer inimigos atingidos por ele, fazendo deste um excelente movimento de finalização após utilizar alguns dos outros ataques.


Chegamos ao fim, pessoal! Com esta postagem, terminamos de cobrir o estilo de jogabilidade de todos os nossos personagens jogáveis. Nós sinceramente esperamos que vocês tenham gostado de explorar este aspecto de nosso jogo conosco, e nos veremos novamente na próxima semana para mais uma rodada de Nevermore!

Renato Simonassi Saliba - Designer de Jogos, Roteirista, Programador

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.