O Design de Jogabilidade de Nevermore - Scarlet

Seguindo a linha da postagem da semana anterior, vamos prosseguir para a segunda personagem de nosso elenco principal. Depois de cobrir os pontos mais básicos do sistema de combate com o Kyle, queríamos uma personagem que pudesse fornecer uma experiência de combate análoga à dele, mas de um ângulo diferente e muito importante. De certa forma, poderíamos dizer que este é o segundo pilar do sistema de combate do nosso jogo, cuja existência complementa o combate terrestre.

Então, sem mais delongas, gostaríamos de apresentar nossa graciosa combatente aérea. Senhoras e senhores, deem boas-vindas para Scarlet.

Pois bem, uma coisa que vocês certamente notarão assim que começarmos a detalhar seus movimentos especiais é que ela funciona de forma relativamente similar ao Kyle. Sendo uma contraparte aérea ao estilo terrestre dele, preferimos manter alguns aspectos consistentes entre os dois personagens, mas ainda com a preocupação de dar a ambos suas próprias características únicas. Sendo assim, vamos começar com dois movimentos que funcionam de forma semelhante à uma parte do arsenal do Kyle.

Dominando a mobilidade aérea

Arte Tosca de Programador 01 — Ataque de investida aérea da Scarlet

Uma das principais vantagens da Scarlet é, claro, sua habilidade de lidar com inimigos aéreos de forma eficiente. Por este motivo, ela necessita de ferramentas em seu conjunto de movimentos que permitam que ela se aproxime rapidamente de seus oponentes para iniciar seu ataque com longos combos aéreos. Este movimento de investida aérea permite que ela encurte a distância entre si e seus oponentes e prossiga com seu ataque imediatamente.

Arte Tosca de Programador 02 — Esquiva aérea da Scarlet

Seu domínio sobre a movimentação aérea permite que Scarlet tome ações defensivas no ar com muito mais facilidade. De forma análoga ao movimento de esquiva do Kyle, a esquiva aérea da Scarlet permite que ela passe de forma ilesa por ataques inimigos durante parte do movimento devido a presença de frames de invencibilidade. Todavia, uma vez que este movimento seja executado, nenhuma outra ação poderá ser tomada até que ela toque o chão novamente, então o jogador deve tomar cuidado para não utilizar o movimento na hora errada.

Ficando longe do chão

O pulo é uma mecânica base presente em uma grande variedade de gêneros. Jogos de plataforma, jogos de tiro em primeira pessoa, jogos de ação e luta, muitos deles apresentam personagens capazes de saltar. Assim como qualquer elemento, ele existe por uma razão, e essa razão pode variar imensamente dependendo do tipo de jogo. No caso do nosso projeto, a habilidade de salto existe não apenas como uma forma de alcançar alvos que não podem ser atingidos do chão, mas também como uma ação evasiva.

Permanecer no ar configura uma série de vantagens. Já que boa parte do combate acontece no chão, estar no ar permite que seu personagem evite uma quantidade considerável de situações de perigo. Avançar contra um inimigo terrestre a partir do ar é, na maioria dos casos, uma estratégia mais segura. Tendo isso em consideração, Scarlet possui os seguintes movimentos especiais a seu dispor.

Arte Tosca de Programador 03 — Ataque de investida terra-ar da Scarlet.

Ambos movimentos partem do mesmo princípio base. Com um pouco de precisão, eles permitem que Scarlet permaneça na ofensiva ao mesmo tempo em que desfruta de relativa segurança devido a diferença de altura entre sua posição e a de seu inimigo. Ao atingir um oponente, ela irá saltar novamente para o ar, possibilitando usos consecutivos deste ataque contra o mesmo oponente, ou outros alvos próximos.

Levando o combate às alturas

O último ponto a ser abordado quanto à Scarlet é o fato de que, por conta de seu foco em combate aéreo, ela se encontrará dolorosamente despreparada para enfrentar oponentes terrestres com frequência. Da mesma forma que o Kyle, Scarlet é mais eficaz quando encontra oponentes em seu elemento, já que seus combos mais longos e poderosos só podem ser utilizados no ar. Felizmente, ela possui um movimento em particular em seu arsenal que a permite levar o combate rapidamente à novas alturas.

Arte Tosca de Programador 04 — Ataque ascendente da Scarlet

A função principal deste ataque é lançar oponentes para o ar. Apesar de poder ser utilizado em qualquer oponente com o intuito de causar dano, a utilidade primária deste ataque é lançar um oponente terrestre ao ar junto com a Scarlet. Isto faz deste movimento a forma ideal de deixá-la na posição perfeita para seguir com um combo devastador contra a maioria dos inimigos, apesar de ser importante ressaltar que nem todos os inimigos podem ser lançados, então depender deste ataque para todas as situações não é aconselhável.


Com isso, podemos concluir o design de jogabilidade de combate aéreo da Scarlet. Assim como na semana anterior, gostaríamos de reiterar que movimentos e mecânicas poderão ser adicionados, modificados ou removidos para a versão final do jogo em caso de necessidade. Mais uma vez, esperamos que tenham gostado desta postagem, e até a próxima!

Renato Simonassi Saliba - Designer de Jogos, Roteirista, Programador

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.