Afinal, o que é a Blockchain e qual sua atuação no Brasil?

Intergalaxy News
3 min readMar 11, 2020

Muito tem se falado sobre esta tecnologia que ficou conhecida através do Bitcoin. Esta ferramenta chegou no Brasil para ficar?

Inúmeras são as dúvidas quando se trata de um assunto novo, mais curiosidade ainda é gerada quando se trata de algo tão revolucionário! Para explicar de forma razoável sobre esse sistema, podemos começar entendendo melhor de onde ele vem e de que forma ele opera, para isso falaremos sobre sua origem no Bitcoin, criado por Satoshi Nakamoto lá em 2008 e sobre vantagens deste sistema que o Brasil já começou a experimentar.

Ao desenvolverem uma moeda digital diferente da que já usamos diariamente, como por exemplo o cartão de crédito, débito ou o PayPal, mas uma espécie de dinheiro totalmente digital e descentralizado, ou seja, totalmente independente de interferências governamentais, tornou-se necessário criar um meio de validar e registrar de forma segura cada transação realizada, é aí que surge a Blockchain. Nada mais do que um livro razão que registra informações, como um extrato bancário, mas gerado imediatamente de forma online em uma plataforma protegida por criptografia e que não permite alterações, inclusive comprova se tal movimentação realmente foi realizada através do que é chamado de hash, que é como se fosse um número de protocolo ou código de barras que só é gerado a partir de uma transação 100% efetuada. A plataforma, que possui o mesmo acesso em qualquer lugar do mundo, foi desenhada de forma ideal para permitir transferências de valores para qualquer lugar em questão de minutos e com valores em taxas extremamente irrelevantes se comparados ao sistema bancário.

Muito difícil de entender? Imagine uma única internet banking no mundo todo, que grava informações de todas as suas movimentações, e por ser gravada em blocos que possuem códigos interligados e criptografados, tornam imutáveis as informações de cada transação. Uma forma totalmente segura, muito mais ágil e barata, para realizar transferências! O mercado financeiro já está de olhos muito abertos para essa opção que veio para revolucionar a forma como nos relacionamos com o dinheiro em si, mas a pergunta é, o que mais acontece depois disso?

O que ocorre é que ao perceberem o potencial desta inovação, além de várias Fintechs começarem a especular sobre as funcionalidades da Blockchain, outras Startups de diversos segmentos e até governos de diferentes partes do mundo, como União Europeia, EUA e Dubai, estudam maneiras de integrar o livro razão em seus sistemas! Ou seja, qualquer tipo de informação pode ser registrada pela plataforma. Ao descobrir este potencial há quatro anos atrás, Francisley Valdevino da Silva, mais conhecido como nosso CEO Francis Silva, imediatamente se aprofundou nesta tecnologia, que ao fundar a Intergalaxy S.A, moldou profissionais especializados no desenvolvimento de softwares com base nesta ferramenta, tornando-se referência no pioneirismo da Blockchain no Brasil.

Segundo o Cointimes, a Cisco afirmou que de alguma maneira 10% do PIB mundial estaria em blockchains. Muito além do que uma plataforma, poderia a Blockchain representar a quarta revolução industrial? Falaremos mais sobre como este sistema tem mudado nossa relação com a tecnologia nos próximos artigos.

Fonte: Cointimes.

--

--

Intergalaxy News

Especialista em tecnologia blockchain e na criação e desenvolvimento de produtos digitais