Um dia você aprende.
Um dia você vai aprender que os dias tristes são os mais importantes, e que doer faz parte do processo. Vai aprender que tudo o que você jurou que não faria será feito, não adianta cuspir pra cima, cai na cara. Você vai aprender que é capaz de carregar mais dores do que imagina e que também é capaz de errar bem mais de duas vezes com a mesma coisa e precisará aprender a se perdoar por isso. Você aprenderá também a ficar mais sensível as dores alheias e irá perceber que "engolir o choro" tem muito a ver com a vida adulta.
Você aprenderá a dançar conforme a música, gostando ou não da banda, e entenderá que sexo é muito bom mas que o amor as vezes é necessário e que os dois juntos é algo raro que deve ser valorizado. Você vai aprender a sofrer sozinho e comemorar sozinho também, os amigos nem sempre são tão amigos ou tão próximos, você entenderá que algumas pessoas simplesmente irão embora, e daqui algum tempo, em algum momento, essas perdas farão sentido e todas as dores irão passar.
Você irá perceber que o tempo também está passando para os teus pais e que um dia você precisará enterra-los. Você precisará lidar com os cabelos brancos, boletos do banco e contas negativas no fim do mês. Você terá medo de ter filhos quando entender que você mal entende você e irá perceber que aquela criança brilhante que você foi, hoje é só mais um projeto de adulto completamente perdido na vida.
Você sofrerá por relacionamentos completamente sem futuros e terá vontade de investir forças neles mesmo sabendo disso. Você entenderá que as pessoas não te pertencem e que o mundo é lindo na mesma medida que é cruel e complicado. Você sairá de casa em algum momento e precisará garantir o teu sustento e irá perceber que a vida bate forte e de mão cheia. Talvez no meio do caminho você precisará engolir alguns sapos e vender alguns sonhos. Entenderá que não importa quem está certo e sim quem tem mais poder, infelizmente. Comprarão teu tempo e tua criatividade por valores injustos, muitas e muitas vezes. Você aprenderá a dizer não sem se doer, aprenderá a priorizar você, e saberá exatamente quem vale o teu esforço.
Você mudará de opinião, de gosto musical, partido político e de roupa tantas e tantas vezes até descobrir a tua personalidade e o que te agrada. Descobrirá que talvez o que tu acha que gosta hoje tu na verdade nem gosta tanto, só faz por fazer, por hábito ou convenção social. Irá precisar ter paciência contigo e aprenderá a engolir teu orgulho quando descobrir que você não sabe de tudo e que erra muito mais do que imagina, e principalmente, você irá aprender que ainda não aprendeu nem um décimo do necessário quando já tiver aprendido tudo.
