“A poesia é o inutensílio. A única razão de ser da poesia é que ela faz parte daquelas coisas inúteis da vida que não precisam de justificativa. Porque elas são a própria razão de ser da vida. Querer que a poesia tenha um porquê, querer que a poesia esteja a serviço de alguma coisa é a mesma coisa que querer que o orgasmo tenha um porquê, que a amizade e o afeto tenham um porquê. A poesia faz parte daquelas coisas que não precisam de um porquê.”
Paulo Leminski

E assim definimos a revista Inutensílio. Criada para mostrar aquilo que não precisa de justificativa. Criada para mostrar o lado inútil dos seres mais embriagados — nós, seres humanos. Queremos fazer desta revista um baú grandioso abarrotado das coisas inúteis da vida. Queremos despejar e que despejem momentos divinos de vossas almas. Que aqui estejam todos os intervalos do ser humano em forma de palavras. Que aqui nada seja cansaço, rotina, corrupção. Que aqui nada seja violência, estupro ou morte — a não ser na forma escrita da palavra.

autor desconhecido

A necessidade da Inutensílio é capturar, resgatar, manumitir o ser humano do seu estado de utilidade. É juntar em um só lugar a criatividade em forma de Literatura. É dar espaço, liberdade e prazer para usufruir os dons absolutos da vida. É hospedar os borrões da alma, concretizar a vista da janela singular, tornar poesia o asfalto rachado, iludir a realidade num desenho colorido chamado palavra. É modificar a rotina que embriaga, lapidificar a ventura, eternizar o que normalmente não dura.

A Inutensílio guarda dentro do seu baú as crônicas, contos, poemas, resenhas e afins. Nada e ninguém é compromissado. Tudo o que aqui se encontra foi feito no intervalo das utilidades: da nossa rotina, trabalho e responsabilidade.

Como escrever para a revista?

Não há mistérios. Primeiramente tenha uma conta no Medium: só assim poderemos adicioná-lo como um escritor da revista. Assim que adicionado, poderá enviar as suas publicações para nós.

Entre em contato conosco pelo nosso e-mail (inutensilio@hotmail.com), mande seu perfil do Medium e diga-nos que deseja ser um escritor fixo da mesma. É extremamente importante que tenha algo publicado no seu perfil para podermos avaliar.

Se não tem interesse em ser um escritor fixo da revista, mas deseja publicar um texto ou outro, só é ficar ligado nas nossas chamadas para publicação em edições.

Entenda a publicação

Não há dias fixos para publicações, muito menos um prazo. No entanto, depois que os textos são mandados, tentamos sempre publicar o mais rápido possível. Então se você mandou o seu texto e ainda não o viu sendo publicado, aguarde que publicaremos logo mais.

É bom estar ciente que o seu texto poderá sofrer mudanças gramaticais — apenas gramaticas; nada que altere o sentido do que você escreveu — dependendo da existência de erros na gramática. Estaremos atentos, contudo, a erros propositais. E no surgimento de alguma dúvida a respeito de construções gramaticais desconhecidas, falaremos sempre com o autor.

Se sua postagem não apresenta alguma imagem para que seja representada na página inicial da revista, nos sentiremos obrigados a introduzir uma.

Faça parte

Venha escrever para a Inutensílio. Sem compromissos. E para você, que não sente a necessidade de escrever, modifique sua rotina e seja um leitor das coisas inúteis da vida.


Visite a nossa página do Facebook: Revista Inutensílio

revista inutensílio

Written by

editorial da revista inutensílio | http://revistainutensilio.com.br

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade