4 pontos do porquê damos apenas uma olhada nas páginas da internet:

A internet é muito grande, segundo informações da Internet Real Time, a cada segundo, cerca de 6 mil postagens são feitas no Twitter, mais de 40 mil buscas no Google e mais de 2 milhões de e-mails são enviados. Com estes dados temos uma noção do tamanho da criança e seu poder intelectual.

O fato é que na internet não lemos todas as informações das páginas que acessamos, mas sim escaneamos as partes que estão relacionadas a nossos interesses pessoais.

Por exemplo, se eu estiver pesquisando sobre quanto custa para fazer um intercâmbio, irei procurar no texto do artigo palavras chave que contenham “valor” e “intercâmbio”. Existem várias teorias para esta observação.

Mas porque apenas damos uma olhada nas páginas?

Geralmente estamos com pressa

A pressa realmente é algo que faz parte da vida das pessoas, as vezes por falta de planejamento (tenho certeza), porque a agenda está apertada, pressão da sociedade, evolução tecnológica, etc… O fato é que queremos economizar tempo e simplesmente não temos tempo para ler mais do que o necessário.

Sabemos que não precisamos ler tudo

Realmente não temos saco para ficar lendo tudo, porque queremos ir direto ao ponto de interesse, sem blábláblá. Eu confesso que as vezes fico assustado, pois quanto mais pesquiso assuntos do meu interesse, mais recebo uma enxurrada de informações e não sei nem por onde começar.

Já fazemos isso com jornais e revistas há muito tempo

O que fazemos hoje na internet não é nenhuma novidade, porque com os jornais e revistas funciona da mesma forma. Quando compramos um impresso, focamos a atenção na leitura de conteúdos relevantes do nosso interesse.

Websites sem usabilidade

Na minha opinião, este é o ponto mais importante, porque na maioria dos sites que acessamos, a usabilidade é comprometida e as pessoas não encontram o que buscam. Também existem websites que não se atualizaram com o avanço da tecnologia, estes ainda utilizam banners em flash, conteúdos sem hierarquia e não são adaptados para dispositivos móveis.

Gostou do conteúdo? compartilha com os seus amigos! :)

Um abraço e até o próximo artigo.