Gratidão para superar tédio, dificuldades, reclamações e o sentimento de estar sobrecarregada.

Apesar de sermos gratos pelo o que temos na vida, devemos aprender como ir mais fundo no conceito de gratidão.

Isabela Silva
wabi-sabi
5 min readMar 29, 2018

--

Fonte

Por Leo Babauta

Apesar de sermos gratos pelo o que temos na nossa vida devemos aprender como ir mais fundo no conceito de gratidão.

“Gratidão” pode parecer um tópico banal e até entediante para muitos — afinal, todos sabemos que deveríamos ser gratos.

E mesmo assim, ainda existem várias maneiras pelas quais não estamos cultivando a gratidão … Nossas vidas poderiam ser muito mais fáceis, e até mesmo ricas, se usássemos a gratidão de maneira mais profunda.

Vejamos como aplica-lá em alguns casos:

Tédio

Recentemente estava conversando com uma amiga sobre o fato dela não gostar de permanecer em silêncio, porque simplesmente achava isso entediante. E ela percebeu que isso não era bom, pois ela sentia a constante necessidade de se mover, manter-se ocupada, agora ela aspira aprender como estar mais presente, desacelerar um pouco.

A resposta para o tédio é gratidão.

Vamos pensar sobre a situação: você desliga seu celular, se afasta do computador e vai para fora da sua casa. Sem nenhum livro, nenhum dispositivo, ninguém para conversar, nada para fazer.

Apenas senta lá fora.

Como isso é útil? Ou interessante? É produtivo?

Você pode responder “de maneira alguma” e essa ação até pode parecer entediante. Mas acredite, isso apenas ocorre porque não estamos: 1)prestando atenção o suficiente, e 2)apreciando o presente que é aquele momento.

Se estou sentado sem nada para fazer provavelmente irei sentir o desejo de levantar e ir fazer alguma coisa, ou pegar meu celular. Mas e se, ao invés, eu pudesse prestar atenção em como sinto meu corpo, a textura da minha respiração, as luzes ao meu entorno, a natureza que está na minha frente, os sons do mundo ocupado em atividade. As cores vibrantes que estão lutando para sobreviver e crescer. O sentimento de estar vivo, apenas.

Quanto mais presto atenção, mais eu irei perceber o presente que isso é. Mais eu irei apreciar a preciosidade disso tudo.

A gratidão sempre sobrepõe o tédio, se deixarmos isso acontecer.

Dificuldades

Geralmente pensamos nas dificuldades como algo que não gostamos, e elas nos causam infelicidade: a pessoa difícil que estamos lidando, a perda de um trabalho, lutar contra um problema de saúde, perder um ente querido.

E é verdade, essas não são coisas que geralmente consideramos “boas”. Não estou declarando que deveríamos gostar de ter esses problemas.

Mas será que não existe maneira alguma de encontramos gratidão por eles? Será que existe um jeito de olharmos para eles como um presente?

Gratidão pode ser encontrada até mesmo nas dificuldades:

  1. Quando lidamos com uma pessoa difícil, podemos ser gratos por termos pessoas na nossa vida, ou por estarmos vivos em primeiro lugar. Por ter alguém para praticar estar em um relacionamento (incluindo colegas de trabalho, família e amigos), por existir uma maneira de praticar como se comunicar melhor e ser mais paciente. Podemos pensar nessa pessoa como nosso professor, que está involuntariamente nos ajudando a sermos mais fortes e crescermos como pessoa.
  2. Se perdemos nosso trabalho, pode ser difícil pra caramba … mas também podemos encontrar gratidão por que tínhamos um trabalho em primeiro lugar, mesmo que por um pequeno tempo. Podemos ser gratos por ter algum dinheirinho guardado e/ou a nossa família para nos ajudar. Podemos encontrar gratidão pela oportunidade de recomeçar, de reinventar a nós mesmos, de atravessar o desconforto de ter que “mandar bem nas entrevistas”, aprender novas habilidades e começar uma nova carreira. Podemos encontrar gratidão pela oportunidade que estamos tendo de crescer, mesmo que no meio da dor.
  3. Problemas com saúde nunca são divertidos, e na maioria das vezes podem ser dolorosos. Não estou afirmando que isso é bom. Mas talvez, a dor poderia ser mediada por um sentimento de gratidão por estar vivo. Por ter aqueles que amamos para nos ajudar. Por se capaz de sentir a dor, de se vestir ou ainda por possuir a capacidade de sentir o sabor das comidas. Tomamos essas coisas como dadas, porque focamos somente na parte que não gostamos. Poderíamos encontrar gratidão até pela chance de meditar na dor, que é um jeito super poderoso de crescer.
  4. Perder um ente querido é doloroso, com certeza. Mas não podemos ser gratos por ter recebido o presente da presença daquela pessoa em nossas vidas? Meu pai, por exemplo, era um grande chato às vezes, mas eu sou tão grato por ter tido suas piadas inapropriadas, sua paixão pela vida, sua arte, seu coração incrível, sua música, seu sorriso, na minha vida. Eu tive mais de 40 anos com ele, e isso foi um presente incrível. A morte dele também me lembrou de não encarar os meus outros entes queridos como eternos, e toda vez que eu sou grato pela minha família, e pelos meus amigos … Eu agradeço por todas essas coisas que só a morte dele me fez valorizar.

Não é fácil encontrar gratidão pelas dificuldades … mas elas podem se tornar incríveis ferramentas para crescimento e aprendizado, se enxergarmos as lições que estão contidas nelas. Se começarmos a ver tudo como nosso professor, especialmente a dor e as dificuldades.

Reclamações

Muitos de nós tem o hábito mental de reclamar — de uma situação ou de alguma pessoa. As vezes nem percebemos que estamos fazendo isso, mas toda vez que sentimos um pouco de ressentimento, é uma forma de reclamação. E essa é uma ótima maneira de desperdiçar nossas vidas.

Gratidão é o antídoto para ressentimento, irritação, frustração e reclamações.

Toda vez que você se perceber ressentido, ou reclamão, perceba que existe uma história na sua cabeça causando esse sentimento. Perceba que você está permitindo essa história preencher toda sua mente. E então encontre uma maneira de ser grato.

Pare o hábito de ficar remoendo situações e reclamando tão logo que o notar. Escolha o hábito da gratidão . Veja a diferença que isso pode fazer.

Se sentir sobrecarregada

Muitas vezes podemos nos sentir estressadas e sobrecarregadas, como podemos lidar com esse sentimento?

Sendo gratas por tudo na nossa vida que está nos sobrecarregando. Por comemorar cada coisa na nossa lista de afazeres, cada pessoa fazendo uma solicitação por texto ou e-mail, por cada evento que está nos estressando. Cada uma dessas situação é um presente, e ficar sobrecarregada é reclamar desses presentes. Aprender apreciar cada um desses presentes é deixar o estresse da lado e encontrar amor no caos da vida.

Você pode encontrar o texto original aqui.

--

--

Isabela Silva
wabi-sabi

Escrevo (e falo) sobre Recursos Humanos, Amor próprio, autoestima e algumas coisinhas mais 🤷🏻‍♀️