1 semana de puerpério

Essa foi uma mensagem escrita no whatsapp para algumas amigas

Isabella Herdy
3 min readSep 21, 2021

Bom, o puerpério é realmente uma coisa. Sendo muito honesta, assim como para o parto eu me preparei mentalmente para esperar o pior, e agora, uma semana depois, posso dizer que está sendo mais tranquilo do que eu imaginava. O que obviamente não significa que esteja sendo tranquilo.

O Luca dorme quase o dia todo. Mesmo. Acorda, trocamos a fralda, mama, dorme. Nesse ciclo, infinitas vezes. Quando vai chegando a noite tipo 00h, 1h, 2h, é a hora do choro e desespero. Ainda não descobrimos que choro é esse, falaram que é muito cedo pra cólica. Às vezes é a fralda, às vezes a posição que ele tá. A gente vai indo por eliminação até ele se acalmar. Essa última noite foi a que eu mais dormi de todas, nem acreditei. Ele ficou chorando até umas 2h. depois só acordou 5:20h pra mamar, fiquei com ele até às 7h e dormimos mais até 10:10h. Luxo.

Pra mim o pior até agora, mais que cansaço e noites mal dormidas, ainda foram as dores pós parto, tanto dos pontos da laceração quanto da sensibilidade do peito. E elas tem ficado cada dia melhor. O peito já tem vezes que ele pega e não dói (outras dói pra cacete), mas tem estado cada dia melhor. Os pontos a mesma coisa, como esperado. Tem a dor nas costas também de amamentar sentada na cama, me sinto toda quebrada com as costas de uma velha senhora de 95 anos.

Uma coisa muito tragicômica é que agora ele tá com mania de fazer cocô enquanto a gente troca fralda, então as trocas tem incluído o combo limpar cocô do chão também.

Demos o primeiro e o segundo banho (que também incluiu cocô na mão do Felipe), meio desastrados meio pais de primeira viagem, mas deu tudo certo, ele não morreu. Adotamos banho dia sim dia não, até pela friagem (tudo bem, é mais pelo medo de dar banho do que pela friagem). Também já cortei a unha dele 2x — dá muito nervoso de arrancar o dedo fora, mas deu tudo certo!

(na semana seguinte que escrevi essa mensagem eu de fato quase cortei o dedo dele fora, foi péssimo. Eu chorei mais que ele).

Emocionalmente falando, sigo muito apaixonada e babona e mãe mais feliz do mundo com a minha cria. Os hormônios pós parto seguem com tudo. Choro várias vezes ao dia por motivos diversos, desde felicidade olhando pro rostinho dele até medo dele não gostar de mim quando crescer ou do Felipe me abandonar algum dia (sim, é nesse nível de patético. E eu que achava que sofria com oscilação de humor na TPM. Risos).

Me sinto mal porque fico amamentando também boa parte do tempo enquanto o Felipe faz todo o resto — comida, roupa, louça, organizar a casa, rega as plantas, ai quando o baby dorme eu fico aloka querendo ajudar a fazer as coisas também ao invés de dormir. Não recomendo. Aliás, grande dica pra quando tiverem filhos: se assegurem de que o pai é quem vocês queiram que seja o pai. Não consigo imaginar o perrengue de não ter o Felipe aqui comigo. (e sim, essa é a realidade da maior parte das brasileiras). É muita muita muita demanda — prática e emocional.

Meu diário de hoje é isso. Tá tudo muito lindo. O Luca é tudo na minha vida e não consigo me imaginar vivendo outra coisa que não exatamente isso nesse exato agora.

--

--

Isabella Herdy

Mãe. Tenho uma newsletter pra escrever a vontade e falar do meu filho @CriancatambemDanca. Brand Strategist at @AnaCouto.