3 dias de puerpério

Essa foi uma mensagem de whatsapp escrita para algumas amigas

Isabella Herdy
2 min readSep 21, 2021

Esses primeiros dias tem sido bem desafiadores, difíceis, cansativos, apaixonantes, maravilhosos, legais e intensos — tudo na mesma proporção.

Não quero de jeito nenhum romantizar a maternidade e o puerpério porque eu sei que tem mulher que “bate diferente” né. Tem depressão pós parto, tem mulher que não se apaixona pelo filho logo de cara, vai construindo o amor e tudo isso. E eu de certa forma me “preparei” (acho que nunca nos preparamos mas pelo menos eu tava ciente de que isso era uma das possibilidades) pra isso.

Mas pra mim sim, bateu aquele amor avassalador logo de cara. Eu to muito apaixonada pelo Luca, a vida tá mais linda, eu to me sentindo mais completa, eu to tipo “nasci pra ser mãe e quero isso pro resto da vida”, bem lua de mel com a maternidade mesmo. Esse sentimento é indescritível e é o que segura porque puta que pariu que trabalheira, que função ser mulher nessas horas.

A dor do parto é nossa, assim como a do pós parto, a amamentação. O Felipe fala que se procurar “pai” no dicionário o significado é inutilidade porque é assim que ele se sente — o que obviamente é uma besteira porque tudo o que ele pode fazer ele faz, mas tem coisas que só nós mesmo.

Ainda to com dor do pós parto, da laceração. To cuidando, parece estar cicatrizando bem mas tem horas melhores e horas piores. É foda.

A minha amamentação tá linda no que ela pode ser. Luca tá com a pega boa, meu leite tá bom, não to com nenhum sintoma grave de mastite, candidíase, empedramento do leite, nada do que pode acontecer e AINDA ASSIM DORRRRR!!!! Dor, dor, dor e sofrimento pela sensibilidade do meu peito. Hoje veio uma consultora de amamentação aqui que me deu dicas, me ensinou posições diferentes dele mamar, confirmou que tava tudo certinho, que ele mama bem, e não tem muito o que fazer. Os primeiros 15 dias a sensibilidade que eu to sentindo e o peito machucados são normais. Ou seja, valeu natureza.

De resto ele é um bebê perfeito: chora, mama e dorme. Não to achando ele mega chorão, o que não significa que ele não chore muito. Ele me parece dormir melhor de dia que de noite. To com aquele sono clássico da puépera, dormindo de 1/2h em 1/2h por vez, mas é isso.

To feliz, apaixonada e exausta. Tudo como deve ser eu acho.

--

--

Isabella Herdy

Mãe. Tenho uma newsletter pra escrever a vontade e falar do meu filho @CriancatambemDanca. Brand Strategist at @AnaCouto.