Ninguém me avisou

Isabella Herdy
2 min readSep 21, 2021

--

Já reclamei que ninguém me avisou que a gravidez pode ser o maior perrengue. Que eu perderia o apetite total na reta final. Me falaram sobre a barriga pesar e ficar sem posição pra nada, e isso eu comprovei. Mas ninguém me avisou que ficaria assada de tanto limpar 2ml por vez de xixi 300 vezes por noite.

Tudo bem, me avisaram das dores do parto normal. Aliás, não sei se me avisaram. Eu que me auto avisei. Corri muito atrás de informação então dessa parte eu tava ciente. Minha vó só falava “que coragem minha filha”. Acho que ela ficou com medo de me avisar.

Ninguém me avisou das dores da descida do leite. Só falaram “tem a apojadura”. Ah legal. Só que a apojadura dói pra caralho. Também não sabia o que era apojadura. É a descida do leite. Parece que todo o peso da barriga que acabou de desaparecer vai imediatamente pros peitos. Sim, os mesmos peitos que costumam estar sensíveis porque o seu filhx ainda tá aprendendo a mamar.

Todo mundo avisa da privação de sono. Mas sinceramente, pra quem já virou tantas noites por livre e espontânea vontade, pra quem já viveu de carnaval anos inteiros, não acho a privação de sono o pior. Quase dá pra se virar entre sonecas e mamadas.

Tudo bem, a oscilação hormonal me avisaram também. Nunca sei se a culpa é os hormônios ou do meu ascendente gêmeos. Em um momento eu to rindo, no outro chorando, no outro berrando. Às vezes chorando de felicidade, às vezes de desespero. Eventualmente os dois juntos. Acontece.

Pra mim rola um erro de design da natureza com a mulher nesse intervalo pós-parto-puerpério-imediato. Como você, que acabou de tirar um ser humano do seu corpo (independente da via), que vai passar uns 20 dias sangrando (essa parte ninguém tinha me avisado também, é uma menstruação eterna), cheia de dor e exausta, ainda tem que doar seu corpo completamente pra esse novo ser que depende de você como alimento???

Pesado.

É foda.

Ninguém te prepara.

Ninguém me avisou.

Eu to avisando.

--

--

Isabella Herdy

Mãe. Tenho uma newsletter pra escrever a vontade e falar do meu filho @CriancatambemDanca. Brand Strategist at @AnaCouto.