Disciplina: só depende do seu objetivo. E de você.

Com a preparação de projetos de TCC na conclusão da minha faculdade percebi que muitos amigos (e até professores) ao meu redor me perguntavam como eu conseguia ser tão organizada nos projetos. No início não sabia o que responder, mas com o tempo a resposta ficou clara em minha mente: é preciso ter um objetivo forte o suficiente para ter disciplina.

No segundo ano da faculdade a única coisa que eu tentava fazer era manter uma disciplina forte de trabalho e estudo para não afundar em meio à um ano de relacionamento à distância. Era o início de relacionamento que me trazia (e ainda trás) tanta felicidade e motivação que eu estava disposta a fazer o possível para sobreviver à distância de dois continentes durante um ano inteiro.

Então em meio à muitas pesquisas sobre procrastinação e estudos, como o curso Produtividade Ninja, comecei minha busca por uma rotina disciplinada. Vou compartilhar o que levei comigo dessa busca.

Tenha um objetivo.

O que você quer? Não precisa responder essa pergunta com algo sobre sua vida inteira. Seu objetivo hoje é o que? Ser promovido? Ter uma carreira freelancer de sucesso? Planejar uma vida de nomadismo digital? Seja lá qual seja, você precisa ter um objetivo, independente do tamanho dele, precisa ser algo que você anseia todos os dias.

Quebre seu objetivo em pequenos passos.

Se seu objetivo é ser um ilustrador de sucesso, o que você pode fazer hoje que ajude a alcançar este objetivo? Desenhar todos os dias é algo que com certeza te ajudará. Faça uma lista de pequenas coisas a fazer para alcançar o seu objetivo.

Escreva seus pequenos passos de maneira específica

Não adianta nada escrever na lista: procurar referências no Pinterest sobre anatomia. Coloque números, coloque datas, coloque horários. Sem prazo para a tarefa seu cérebro não vai assimilar aquilo facilmente.

Ser específico é escrever “fazer 10 desenhos de poses em pé baseados nos desenhos de artista X” e copiar isso 7 vezes na lista de pequenos passos, pois 7 será o número de dias que você julgará suficiente para ser efetivo naquela tarefa. Evite palavras como “procurar, buscar, pesquisar”, estas palavras farão seu cérebro pensar demais, e você quer evitar isso para que sua tarefa seja concluída rapidamente.

Use verbos ativos

Procure escrever sua lista de pequenos passos com verbos ativos, como: escrever, desenhar, fazer, ler, enviar. Verbos assim fazem com que não pense tanto naquela tarefa, e a deixam mais fácil de ser executada.

Conheça seus melhores horários de trabalho

Se você funciona melhor de manhã, se programe para acordar cedo todos os dias para conseguir fazer com que seu dia seja mais produtivo. Digo o mesmo para caso seu melhor foco seja à tarde ou de madrugada.

Organize uma agenda/lista de tarefas

Existem milhares de aplicativos de calendários e lista de tarefas, mas se você não quebrar seu objetivo em pequenos pedaços não existirá aplicativo no mundo que resolverá seus problemas.

Organize uma vez por semana (domingo à noite, por exemplo) seu calendário ou lista de tarefas com aquela lista que você fez quebrando seu objetivo em pequenas tarefas e coloque horário para absolutamente tudo.

Exemplo: 
9–9:30: responder e-mails
9:30–11: copiar o alfabeto gótico do artista X de minúsculas com pena de bico X
11–11:10: intervalo
11:10–12:30: copiar 2 cenários de Artista Y

Faça isso de uma maneira que você realmente seja capaz de respeitar e evite colocar coisas em excesso do que você poderia cumprir. Se quiser um exemplo, aqui vai a agenda semanal da artista e “letterer” Jessica Hische (em inglês): http://jessicahische.is/images/ultraschedule.jpg

Não consegue focar? Escreva sua preocupação.

Muitas pessoas, enquanto concluem uma tarefa, estão com a cabeça em outra tarefa ou preocupação. Isso atrapalha enormemente seu foco. Então pegue um papel ou abra um bloco de notas no computador e escreva aquela preocupação do momento.

Seja informal, afinal é uma anotação só sua. Exemplos: “o café acabou”, “será que fulano melhorou?”, “sacar dinheiro no banco”. Esvazie sua mente para que você esteja 100% naquela tarefa. Assim, quando você terminá-la, poderá olhar sua lista de preocupações e decidir um horário para resolvê-las com mais tranquilidade.

Se estiver impossível, se desconecte.

Desligue a Wifi, feche o Netflix, feche seu navegador, coloque seu celular no silencioso e o deixe em outro cômodo, se possível. Se precisar avisar outra pessoa que poderá te ligar sobre algo importante, avise que durante aquele horário, você estará ocupado. Evite ser interrompido durante seus momentos de maior foco.

Ser disciplinado não acontece da noite para o dia. Requer mudança de hábitos, mudança em sua própria mente e isso leva tempo. Estas dicas não são mágica, e é sim complicado de executar 100% todos os dias, mas você precisa sempre lembrar de seu objetivo e pensar que é de passo em passo que você chegará longe.

Ou como sua avó provavelmente já te disse: de grão em grão a galinha enche o papo.