BR-RJ

Isadora
Isadora
Sep 3, 2018 · 2 min read

eu até gosto do meu país, mas

os países lá fora são melhores que o brasil. o país é uma bosta, por isso, vou sair daqui.

esses pensamentos são ditos diariamente por meu irmão. brasileiro, que ao contrário do lema, não tem orgulho da nação. ve-lo cuspir essas palavras me deixa bem triste. pois percebo nele, um cara de 23 anos, com pensamentos extremamente bem consistentes. sobre política, economia. ou qualquer outro assunto, totalmente sem esperança com o futuro do país.

o passado do país que já a estava totalmente em crise, o formou no ser humano que ele é hoje. falta de oportunidade, em relação à emprego. foi um dos estopins para gerar essa raiva. bem como, roubalheiras, golpes, desvio de verbas. todos esses ingredientes - para ele, tornaram-se uma grande oportunidade de vir e traçar o mapa da desigualdade gritante do Brasil com os países mais desenvolvidos.

eu, analisando, percebo que cada vez mais temos nos arrastado. estamos quase parando. é um passo para frente, e três para trás. não se sai do lugar. analisando também, noto que os de fora, os estrangeiros, chegam aqui nos exaltando. amando nosso povo e cultura. no entanto, se virassemos a chave do jogo e questionassemos se gostariam de morar no país. certamente, muitos deles, diriam que não. sem pensar duas vezes. e o contrário? de modo afobado, e irracional. o sim, viria sem pensar.

pautado na afirmativa que aqui (no caso, lá) é muito melhor.

eu até gosto do meu país, sabe. mas, é muito violento. roubalheira. desigualdade.

ressalvas.

ressalvas.

e mais ressalvas.

o nacionalismo, que nunca existiu, cai por terra. ontem, um museu muito importante para nosso país. Brasil. pegou fogo. questões como: foi criminoso? foi descaso? foi culpa de nós, os brasileiros? logo foram levantadas. as respostas vem imbricadas uma na outra. nós sabemos disso.

o governo, que de forma paliativa, foi tirando recursos para a arte. a desvalorizando e tirando seu espaço. pensando que não perceberiamos.

ledo engano.

desvio de verbas. essa conta que nunca fecha. a culpa é nossa! exercemos a democracia de forma errada. temos liberdade de colocarmos gente de bem no poder. e não o fazemos. arrisco dizer que o problema maior já começa com os professores. que não recebem pelo (muito) que trabalham. eles é quem formam os futuros cidadãos. cidadãos estes que podem vir a ser governadores, deputados, presidentes do país. formadores de opinião. é no âmbito escolar que se conhece o passado. e se aprende a valoriza-lo. porque sabe que este passado representa muito do nosso presente. o hoje.

ontem, por volta das sete horas, grande parte do nosso acervo histórico, virou cinza. como muitos de nós temos virado. sem um passado pra contar história. por fim, depois de tanto matutar acerca destas questões. não penso se no fundo, a fúria do meu irmão, não tem um pouco de razão...

Isadora

Written by

Isadora

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade