Muito além de um rotulo verde

No cenário que vivemos, as empresas cada vez mais são obrigadas a cumprir seu papel social e a preencher falhas de mercado e estatais na regulação dos direitos sociais, elas são obrigadas a responder a todos os efeitos a curto e longo prazo de suas ações na sociedade e para garantir que suas práticas que são congruentes com as expectativas da sociedade atual. Não só como uma forma de cumprir o seu papel perante a sociedade, mas deveria ser um dos seus pilares que sustenta seus valores, porque é seu dever moral fazê-lo.

A crença de que a ética é essencial para o sucesso dos negócios é simbolizada por slogans como “Ética paga” ou “Ética é um bom negócio”. Afinal, a imagem de uma empresa verde vende muito mais do que uma empresa poluente. Produtos diferenciados por meio de rotulagem social (rótulos verdes que você encontra muito em supermercados), conseguem conquistar consumidores que desejam fazer compras com base na avaliação da responsabilidade social.
No início, muitas empresas se recusaram a se comunicar sobre a sua sua responsabilidade social, seja porque não encontraram vantagens, ou porque tinham medo de comunicar informações confidenciais e sensíveis. O novo contexto levou-os a pensar em uma comunicação mais aberta e transparente. Mais do que um método defensivo contra as pressões sociais, a comunicação estratégica e ética em geral, oferece oportunidades de mercado para as empresas.

A publicidade é uma das principais ferramentas que permitem à empresa transmitir informações persuasivas sobre sua responsabilidade perante seu consumidor. Mesmo assim, toda e qualquer mensagem deve ser verificável e não deve conter afirmações ambíguas ou equívocas
Não se pretende que as empresas criem ou apõem instituições de caridade, uma vez que as empresas são feitas para serem lucrativas. Isso implica que as empresas adotem uma posição ativa e responsável em relação ao impacto de suas operações. Essa cultura é uma forma de fazer negócios que garante maior sustentabilidade ao longo do tempo para a empresa e crescimento econômico.

É papel das empresas o desenvolvimento sustentável em favor do equilíbrio entre crescimento econômico, bem-estar social e uso dos recursos naturais e do meio ambiente. Esse equilíbrio é vital para o funcionamento dos negócios.
As empresas devem se tornar parte ativa na solução dos desafios que temos como sociedade, por seu próprio interesse em ter um ambiente mais estável e próspero.
