Você realmente está sendo criativo? Parte I

Salve Salve pessoal! Cá estou novamente e trago um tema muito interessante e que todo mundo busca!
Que tal conversarmos sobre como ser um verdadeiro Jedi da Criatividade? Bom, como o assunto é longo, vou dividir isso tudo em dois posts, dos quais esta é a primeira parte!
Vamos lá!
Durante nossa infância, quando rabiscávamos ou criávamos algo, os amigos dos nossos pais logo comentavam: “Nossa, seu filho é criativo, não?!”
Hoje quem trabalha nesse mundo criativo, seja no Design, na Publicidade ou nas Artes, muito provavelmente já ouviu o comentário acima, seja em casa, na rua ou na escola. Se você não ouviu, cuidado hein. Risos.
A criatividade não é um talento. É uma maneira de operar. (John Cleese).
Existe uma grande probabilidade de você já ter lido essa frase do John Cleese em algum lugar ou talvez ouvido alguém falar. Eu — particularmente — acredito muito nela e na capacidade que ela tem de definir. Na prática, a criatividade define como você executa uma mesma ação ou processo que outra pessoa. Criatividade é ou está no método, não em você. Logo, se está no método, ela pode ser aprendida, pode ser adaptada ou otimizada.
Se você apenas manter sua mente descansando contra o assunto de uma forma amigável, mas persistente, mais cedo ou mais tarde você vai ter uma recompensa de seu inconsciente. (John Cleese).
Essa é outra frase legal do John. Eu creio que a criatividade é a linha/fronteira da ação e procrastinação e essa frase fala algo interessante, algo do tipo “trabalhar relaxando”. A criatividade funciona através de tudo que já vimos, tocamos, ouvimos, cheiramos, etc. As vezes se faz necessário uma saída, um filme, uma música, afinal, se você ficar apenas encarando o canvas branco no Photoshop, não vai sair muita coisa né?! A criatividade lida com informações que você têm armazenadas consigo. A criatividade funciona através de gatilhos simples, mas bem (muito bem) transparentes pra não dizer ocultos. Não são invisíveis mas demoramos pra vê-los e compreendê-los. (Agora você compreende porque painel semântico ajuda? haha).
Acho que a criatividade como muitas skills, pode ser medida em níveis… E querendo ou não há seres alienígenas pessoas que transcedem esses níveis. A seguir gostaria que vissem dois vídeos espetaculares!
São vídeos do Steven Spazuk e da Michelle Vandy, respectivamente.
Impressionante, não é mesmo? Outro nível!
Na segunda parte do assunto nós desconstruiremos a criatividade. Conversaremos mais sobre caminhos que podemos tomar para chegar nesse nível. Mas calma que não acabou por hoje, logo a baixo trago à vocês parte de um infográfico que mostra algumas dicas para você não acabar assassinando sua criatividade.São dicas simples sobre atitudes mais simples ainda, mas que fazemos sem perceber!
Leia a segunda parte aqui!
